Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MedTech | As 5 inovações cientificas mais interessantes do mês [04/23]

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Abril de 2023 às 08h00

Link copiado!

Natali_Khimich/Envato
Natali_Khimich/Envato

A cada mês, novas tecnologias surgem para suprir necessidades da humanidade. Em abril, especialistas de várias partes do mundo investiram conhecimento e recursos para a criação de dispositivos relacionados à área da saúde. Separamos as cinco inovações científicas mais interessantes deste período.

Chip capaz de combater gordura no fígado

Continua após a publicidade

Neste mês, pesquisadores apresentaram um novo dispositivo capaz de ajudar a combater a esteatose hepática (mais conhecida como gordura no fígado). A ferramenta tem duas câmaras conectadas por meio de um canal fluídico composto por válvulas. A primeira e a segunda câmaras contêm linhagens celulares de intestino humano e fígado, respectivamente.

Projetada usando um tipo de silicone, a ferramenta conta com com substâncias adicionais para manter as moléculas de gordura longe do chip e evitar o crescimento indesejável de células. Além disso, a plataforma também vem com uma microbomba integrada e algumas microválvulas que regulam o fluxo de fluidos.

Implante que combate câncer no pâncreas

Continua após a publicidade

Atualmente, cientistas investigam o uso de um minúsculo implante, feito de aço inoxidável e carregado de anticorpos monoclonais (sintéticos) que visa atacar o câncer de pâncreas. O dispositivo é menor que um grão de arroz. Nos testes em animais, o implante foi colocado em apenas um dos tumores no pâncreas, embora houvesse outros. A medicação gerou impacto nos dois, mesmo que um deles não estivesse diretamente conectado com a fonte emissora de medicação.

IA que prevê AVC

Durante este período, cientistas apresentaram uma IA capaz de prever o acidente vascular cerebral (AVC) e facilitar o diagnóstico. Para desenvolver seu algoritmo de previsão de AVC, os cientistas usaram mais de 143 mil registros individuais de pacientes, mas os próprios pesquisadores ressaltam que seu algoritmo não pretende ser um modelo autônomo; deve ser usado em conjunto com os modelos existentes de diagnóstico de AVC.

Continua após a publicidade

Impressora de vacinas

Imagina a ajuda que uma impressora de vacinas teria ao produzir centenas de doses em poucos dias, durante a pandemia de covid-19? Nesta nova tecnologia criada por cientistas do MIT, a impressora gera adesivos com microagulhas, que podem ser fixados na pele, permitindo que a vacina se dissolva sem a necessidade de uma injeção tradicional. Depois de impressos, os adesivos de vacina podem ser armazenados por meses em temperatura ambiente.

Adesivo para administrar medicamentos

Continua após a publicidade

Para encerrar a lista de inovações científicas do mês, temos um adesivo capaz de administrar medicamentos através da pele. Na prática, a tecnologia aplica ondas ultrassônicas à pele, criando pequenos canais pelos quais os medicamentos podem passar. A promessa é que o processo seja indolor. A ideia é entregar tratamentos para uma variedade de condições de pele, mas também administrar hormônios, relaxantes musculares e outras medicações.