IA pode prever acidente vascular cerebral e facilitar diagnósticos
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Em estudo publicado no periódico Journal of Medical Internet Research, cientistas apresentam uma IA capaz de prever o acidente vascular cerebral (AVC) e facilitar o diagnóstico. Os erros de diagnóstico representam um grande problema de saúde pública e contribuem para danos evitáveis ao paciente e gastos excessivos com a saúde, e foi justamente para contornar esse obstáculo que a equipe conduziu a pesquisa.
- AVC é principal causa de morte no Brasil, segundo levantamento preliminar
- Quem já sofreu um AVC tem mais chances de ter um infarto, sugere novo estudo
Vale entender, também, que o AVC pode ser difícil de diagnosticar, pois os pacientes nem sempre apresentam sintomas clássicos e outras condições podem imitá-lo. Além disso, podem apresentar sintomas atípicos. Aproximadamente 25% dos pacientes com AVC não apresentam os problemas habituais de fala, queda facial e fraqueza nos membros.
“Métodos de aprendizado de máquina têm sido usados para ajudar a detectar AVC, interpretando dados detalhados, como notas clínicas e resultados de diagnóstico por imagem. Mas essas informações podem não estar prontamente disponíveis quando os pacientes participam da triagem nos departamentos de emergência do hospital", afirmam os pesquisadores.
Para desenvolver seu algoritmo de previsão de AVC, os cientistas usaram mais de 143 mil registros individuais de pacientes de internações em hospitais de cuidados intensivos da Flórida entre 2012 e 2014. O modelo criado conseguiu prever com 84% de precisão.
Entretanto, os próprios pesquisadores ressaltam que seu algoritmo não pretende ser um modelo autônomo; deve ser usado em conjunto com os modelos existentes de diagnóstico de AVC.
Fonte: Journal of Medical Internet Research via New Atlas