Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Biohacker milionário coloca algoritmo para controlar sua vida

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Setembro de 2023 às 12h46

Link copiado!

Vecstock/Freepik
Vecstock/Freepik

Através da iniciativa Blueprint, o biohacker milionário Bryan Johnson, de 46 anos, busca se manter "eternamente" jovem através das últimas tecnologias disponíveis na área médica, independente dos custos. O norte-americano já assume que quem controla a sua vida é o algoritmo, desenvolvido especificamente para esta finalidade, e que supera a sua mente.

Para entender o tamanho do projeto iniciado há dois anos, o biohacker Johnson investe anualmente cerca de US$ 2 milhões (aproximadamente 10 milhões de reais) nos tratamentos, rotinas de cuidados e tecnologias que podem mantê-lo jovem. Considerando apenas a última semana, ele conta que recebeu 60 picadas de agulhas. Por dia, são ingeridos mais de 100 tipos diferentes de suplementos.

Continua após a publicidade

Entre as polêmicas que Johnson já se envolveu, estão as transfusões de plasma provenientes do seu filho. Por um tempo, ele e o seu pai, Richard, recebiam esta parte do sangue rica em nutrientes. A ideia era de que os compostos do sangue de uma pessoa mais jovem melhorassem os biomarcadores dos mais velhos, como estudos em roedores demonstraram. A questão é que a técnica testada nos modelos animais não era tão simples como foi replicada, e a estratégia não funcionou. Hoje, o biohacker explica que não faz mais isso por falta de resultados práticos.

O algoritmo que comanda a vida do biohacker milionário

Para entender as decisões de Johnson em relação à sua saúde, é preciso explicar que o projeto Blueprint é dirigido por algoritmo de Inteligência Artificial (IA). Afinal, "eu construí um algoritmo que cuida melhor de mim do que eu mesmo. Ele excedeu minhas habilidades", explica o milionário, em entrevista para a revista Rolling Stone. Para ser sincero, "a inteligência computacional simplesmente ultrapassou nossas mentes em muitos domínios", como ocorre com a saúde.

Aqui, vale mencionar que apesar da busca recente pela juventude, Johnson é, na verdade, conhecido por sua atuação na área de tecnologia, e pela fundação das empresas OS Fund e Kernel. Então, muito do que ele se propõe a fazer envolve a ciência de dados e as análises brutas de informações sobre o corpo humano.

Continua após a publicidade

Neste ponto, ele explica que, se dependesse exclusivamente da sua mente, ela poderia arranjar diferentes argumentos, inclusive filosóficos, para contrapor aquilo que precisa ser feito na busca por sua saúde. Para Johnson, estes contrapontos não importam mais. "Tive que fazer isso para alinhar minhas 35 trilhões de células [com o meu objetivo]. Ainda não confio na minha mente em uma despensa cheia de guloseimas", comenta.

Hoje, "a minha mente não decide mais. E esta não é uma preferência de Bryan Johnson, nem um estilo de Bryan Johnson. Esta é a inevitabilidade da tecnologia em geral", complementa sobre a entrega das decisões de sua vida a um algoritmo.

Entenda o projeto Blueprint na busca pela juventude

Continua após a publicidade

Entre aquilo que o programa Blueprint e o algoritmo propõem, estão avaliações médicas constantes, uma dieta vegana extremamente rigorosa de 1,9 mil calorias por dia, terapias genéticas, exercícios diários e horários estritamente regulares de sono. Recentemente, Johnson passou por uma terapia de rejuvenescimento do pênis através de um protocolo envolvendo a estimulação elétrica. Em paralelo, ele usa uma formulação específica de azeite de oliva com “níveis mais elevados de compostos polifenólicos”, o que reduz o risco de várias doenças.

Para resumir, "o Blueprint é um experimento científico público para determinar se é possível permanecer na mesma idade biológica. Isso requer desacelerar os processos de envelhecimento tanto quanto possível e, em seguida, reverter o envelhecimento que já aconteceu", afirma o site da iniciativa, que está público e pode ser acompanhado pelos curiosos — e entusiastas por esta mesma busca.

Fonte: Rolling Stone e Blueprint