Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vazam imagens do rival do Twitter criado pelo Instagram

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Junho de 2023 às 10h01

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

Prints de tela do rival do Twitter criado pelo Instagram vazaram na internet e mostram como deve ser o visual da nova rede social da Meta. O Project P92 (nome provisório), ou apenas P92, tem uma aparência bem similar ao Passarinho Azul, justamente para atrair os insatisfeitos com a plataforma de Elon Musk.

As imagens foram obtidas com exclusividade pelo site The Verge, provavelmente fotografadas de uma tela, dada a qualidade ruim das imagens. São parte da apresentação feita pelo diretor de produtos da Meta, Chris Cox, durante a reunião de apresentação do serviço.

Os prints mostram bem como será a tela de login, o feed e a interface de resposta. A tela de abertura traz a mensagem “What’s your take”, algo como “qual é a sua opinião” ou “o que você acha disso”, possivelmente para deixar claro o intuito da rede social.

Continua após a publicidade

Integração com o Instagram

A primeira coisa notada é a capacidade de fazer login com a credencial do Instagram, o que agilizaria bastante as coisas. Além disso, a plataforma já nasceria com a potencial base de usuários herdada da irmã mais velha.

Outro aspecto interessante é o ordenamento de respostas bem ao estilo Twitter. Em vez do estilo tradicional de comentário e réplica do Insta, aqui você terá os tradicionais fios ligando as interações dos seguidores.

Continua após a publicidade

Pegando carona na onda da descentralização, o P92 será integrado ao protocolo ActivityPub, o mesmo usado em plataformas abertas como o Mastodon e o Tumblr. Isso permitirá que o usuário transfira sua conta, posts e seguidores para outros serviços livremente.

P92 terá gestão mais sensata

“Ouvimos de criadores e figuras públicas que estão interessados em ter uma plataforma que seja administrada de maneira sensata, que eles acreditam que podem confiar e contar com a distribuição”, teria dito Cox durante a reunião.

A fala é uma referência às críticas severas que recaíram sobre Elon Musk durante o seu tempo enquanto CEO do Twitter. Demissões em massa e de executivos do alto escalão, mudanças repentinas, troca de logo, vai-e-vém de recursos, decisões contraditórias e muita polêmica marcaram a gestão do bilionário, que agora finalmente cedeu o cargo para Linda Yaccarino.

Continua após a publicidade

Cox também confirmou que a empresa está em negociações com pessoas importantes, como a apresentadora Oprah Winfrey e o líder religioso Dalai Lama, para usar o aplicativo. Se conseguir o apoio de grandes nomes, talvez o “Twitter do Instagram” saia na frente dos rivais Bluesky, Mastodon e Koo.

Não há uma data de lançamento da P92 e o executivo não revelou sequer uma janela provável — rumores apontam o final de junho como data limite. Como já existe este protótipo do sistema, talvez mais detalhes apareçam nas próximas semanas.

Fonte: The Verge