Publicidade
Mastodon

Mastodon

Fundação

2016

O Mastodon é uma rede social, criada em 2016 como um projeto de código aberto, por Eugen Rochko. Lançada publicamente em outubro do mesmo ano, a plataforma mantém a sua abordagem descentralizada. Ou seja, não é controlada por uma companhia específica. Por ter o código aberto, a própria comunidade pode atuar no seu desenvolvimento, investindo em melhorias e em novos recursos, por exemplo. 

 Semelhante ao Twitter na aparência e na forma de usar, no Mastodon é possível publicar fotos, vídeos, emojis e “toots”, a sua própria versão de "tuítes'', respeitando um limite de 500 caracteres. As publicações são organizadas em um feed cronológico e também é permitido fazer menções e usar hashtags.

Além disso, para começar a usar a plataforma, é preciso participar de uma instância, um espaço administrado pelos próprios usuários — que podem definir os tópicos de discussão, regras de moderação de conteúdo, entre outros detalhes. Ao acessar o servidor, é possível notar semelhanças também com uma plataforma de e-mail, cada pessoa tem um domínio (@Mastodon.Social) e pode enviar mensagens para quem é de outra instância. 

Em outubro de 2022, após Elon Musk formalizar a aquisição da rede do passarinho azul, a incerteza sobre o futuro da plataforma gerou uma grande busca por alternativas ao app. Nesse cenário, o Mastodon se destacou e viu o número de usuários crescer significativamente. Segundo Rochko, foram registrados mais de 400 mil novos usuários, alcançando a marca de mais de 1 milhão de usuários ativos, pela primeira vez.