Publicidade
Koo

Koo

Fundação

1 de março de 2020 em Índia

Koo é uma rede social indiana, criada em 2020, pela startup Bombinate Technologies. O app, desenvolvido pelos sócios-fundadores Radhakrishna e Mayank Bidawatka, tem muitas semelhanças com o Twitter e se autointitula como “a segunda maior plataforma de microblog do mundo”, marcando presença em mais de 100 países do globo.

Em novembro de 2022, com os rumores do “fim do Twitter” fortalecidos pelas demissões em massa e mudanças na rede feitas por Elon Musk, o Koo se tornou uma alternativa ao microblog e ganhou enorme popularidade, inclusive entre os brasileiros. Ao perceber a grande entrada de usuários do país, a plataforma aproveitou a oportunidade e lançou o suporte em português, adicionando a língua à lista de idiomas disponíveis do app. 

Após o lançamento do suporte no idioma do Brasil, de acordo com dados do Koo, em apenas 48 horas, a plataforma registrou mais de 1 milhão de downloads. Um aumento bem significativo, considerando o número de brasileiros cadastrados anteriormente na rede: apenas 2 mil. Com o sucesso vertiginoso, o Koo chegou a alcançar o primeiro lugar dos apps mais baixados na App Store e na Google Play Store locais.

O sucesso estrondoso entre os brasileiros, entretanto, não parece ser duradouro. Segundo dados do Google Trends, o termo “Koo” alcançou o nível máximo de interesse de pesquisa, com um pico de buscas no dia 19 de novembro. Porém, após poucos dias, a queda nas buscas também foi igualmente brusca e despencou.