Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tumblr e Mastodon devem usar mesmo protocolo de comunicação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Novembro de 2022 às 17h57

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Tumblr

O CEO da Automattic, Matt Mullenweg, anunciou que o Tumblr ganhará suporte ao protocolo ActivityPub, o mesmo usado pelo Mastodon e outras redes sociais descentralizadas. Na prática, significa que será possível fazer a interconectividade entre as redes, permitindo levar posts de uma plataforma para a outra.

Mullenweg fez o anúncio em seu perfil do Twitter por acaso, ao responder à publicação de um usuário que reclamava da falta de suporte do Mastodon no Tumblr. Ele disse que o Tumblr está lidando com a onda de novos usuários vindos do Twitter, mas que pretende oferecer suporte ao ActivityPub em breve.

Continua após a publicidade

Esse protocolo de comunicação é o que permite a descentralização do serviço. O Mastodon funciona com vários servidores espalhados pelo mundo, como se fossem micro redes sociais independentes, mas que se comunicam de maneira integrada graças ao ActivityPub.

Como não foi um anúncio oficial, ainda não está claro como será a integração e o funcionamento. Será possível criar um post único no Tumblr e levá-lo diretamente para o Mastodon? Ou, quem sabe, embutir conteúdos (embedded) do mastodonte nos blogs? É preciso aguardar mais um pouco para saber.

Como funciona a linguagem de comunicação do Mastodon?

Continua após a publicidade

A linguagem é semelhante aos protocolos POP, IMAP e SMTP, usados para enviar e receber e-mails no mundo inteiro. O Mastodon segue o mesmo princípio do correio eletrônico, porém a publicação é feita no feed e permite a interação entre as pessoas, mesmo que elas estejam cadastradas em outros servidores (instâncias).

Além da rival do Twitter, há outros sistemas compatíveis com o ActivityPub, tais como Pixelfed, PeerTube e Friendica. A adição do Tumblr daria uma ótima visibilidade para o formato, fazendo dele o principal serviço a usar a comunicação aberta.

A rede social do mastodonte cresceu bastante de maio para cá, desde o anúncio da compra do Twitter por Elon Musk. Nos últimos dias, com boatos sobre o "fim do Twitter", muita gente começou a migrar para soluções alternativas, como o Mastodon (alcançou um milhão de usuários) e o Koo.