Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

P92 | Meta prepara rede social baseada em texto para rivalizar com Twitter

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Março de 2023 às 11h42

Link copiado!

Dlxmedia.hu/Unsplash
Dlxmedia.hu/Unsplash

A Meta desenvolve uma rede social baseada em texto para rivalizar com o Twitter. Apelidada "P92" nos escritórios da companhia, o projeto adotará um protocolo de plataforma descentralizada, possivelmente a mesma que sustenta o Mastodon, ActivityPub.

"Estamos explorando uma rede social descentralizada autônoma para compartilhar atualizações de texto", revelou um porta-voz da Meta ao site Moneycontrol. "Acreditamos haver uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses", concluiu.

Continua após a publicidade

Não foram divulgadas muitas informações sobre a P92; apenas a existência do projeto foi confirmada. No momento, não está claro se a plataforma está em estágios de desenvolvimento conceitual ou se já está na fila de produção.

Rede social descentralizada baseada em texto

A plataforma deve seguir uma dinâmica semelhante ao Mastodon, mas com íntima integração com o ecossistema da Meta — especialmente, o Instagram. Usuários poderiam usar a mesma conta do Instagram para acessar as instâncias da P92, facilitando a entrada de novos usuários.

A rede social baseada em texto da Meta seria a tentativa da companhia de lucrar com a crise do rival Twitter, que desde a chegada de Elon Musk sofre com instabilidades internas e externas, abrindo margem para crescimento de outros concorrentes, como Mastodon, Koo e Artifact.

Continua após a publicidade

Mais um irmão do Facebook

Para a empresa de Mark Zuckerberg, a P92 seria uma importante adição ao ecossistema de redes sociais. No portfólio da companhia, não há plataformas focadas em conteúdo em texto, portanto o projeto preencheria esse vazio.

É possível que as Notas do Instagram tenham sido um "teste" para experimentar a adesão de uma plataforma baseada em texto. Naturalmente, a rede social P92 não deve ser tão simples, mas talvez seja resultado da mescla entre características do Instagram e do Twitter.