Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram pode lançar rival para o Twitter em junho; veja como vai ser

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Maio de 2023 às 15h31

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

O Instagram pode lançar um serviço de publicação de textos curtos para concorrer com o Twitter no final de junho de 2023, segundo um slide vazado da companhia sexta-feira (19).

Igual, mas "diferente"

De acordo com a imagem compatilhada pela jornalista Lia Haberman, o novo "aplicativo baseado em textos" carrega o codinome "P9" e também é chamado internamente de "Barcelona". Os usuário poderiam usar o mesmo login do Instagram para acessá-lo, e itens como biografia, identificação, seguidores e verificação seriam migrados para a nova plataforma.

Continua após a publicidade

Semelhante ao Twitter, o novo aplicativo vai permitir textos de até 500 caracteres, já as publicações devem ser apresentadas em um feed contínuo, com textos, links, fotos e vídeos em anexo. E as similaridades não param por aí: até mesmo o visual da linha do tempo se parece muito com a rede social de Elon Musk.

A imagem vazada também menciona um recurso de controle de moderação. Segundo a descrição, ele será capaz de oferecer "configurações para controlar quem pode te responder e mencionar sua conta". Além disso, contas bloqueadas no Instagram permanecerão restritas no novo aplicativo.

Rede social descentralizada

Continua após a publicidade

Um detalhe que chama atenção é que o novo aplicativo da Meta pode ser descentralizado, ou seja, se conectar a outras plataformas. A descrição do slide explica que a novidade será compatível com outros aplicativos, como o Mastodon, provavelmente via uso do protocolo ActivityPub.

“Os usuários desses outros aplicativos poderão pesquisar, seguir e interagir com seu perfil e conteúdo se você tiver público ou privado e aprová-los como seguidores”, afirma o Instagram no slide.

"Twitter do Instagram"

Apesar de não ter anunciado nada por enquanto, em março, a Meta confirmou que elaborava uma rede baseada em texto. “Estamos explorando uma rede social descentralizada autônoma para compartilhar atualizações de texto. Acreditamos que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses”, disse a companhia na época.

Continua após a publicidade

Essa possibilidade é semelhante ao AT Protocol, do Bluesky, que também é concorrente do Twitter e do Mastodon e promete integrar outras redes sociais que façam uso da linguagem de comunicação baseada em código aberto.

Como o lançamento pode acontecer em junho, é quase certo que muito ainda será falado sobre esse novo "aplicativo baseado em textos".