Publicidade

Retrospectiva TikTok | Todas as novidades e recursos da rede social em 2022

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Dezembro de 2022 às 16h30

Link copiado!

Divulgação/TikTok
Divulgação/TikTok
Tudo sobre TikTok

O TikTok teve um excelente ano de 2022, por isso chegou a hora de fazer uma retrospectiva com todas as melhorias ao longo do ano. A rede social dos vídeos curtos apresentou novos recursos, crescimento da base de usuários e medidas de segurança para proteger os usuários.

Com mais novidades, a plataforma chinesa precisou bater de frente com rivais poderosos que também se fortaleceram nos vídeos curtos, como o Instagram e o YouTube. Ainda foi necessário investir esforços para combater práticas nocivas, como abuso e assédio de adolescentes, e trends perigosas.

O Canaltech fez uma grande retrospectiva das principais ferramentas e ajustes do TikTok neste ano. Confira:

Continua após a publicidade

Novidades do TikTok em 2022

Entendendo o algoritmo de recomendação

O TikTok começou a explicar por que um vídeo foi recomendado para o seu perfil. O recurso "Por que este vídeo" é acessível por meio de um ponto de interrogação nas opções de compartilhamento.

Continua após a publicidade

Segundo os desenvolvedores, a recomendação pode ser baseada no que o usuário assistiu, nos likes, na localização, no compartilhamento, nos comentários e nas pesquisas. O aviso deixa claro se tratar apenas de algumas razões, não sendo tão detalhista ao ponto de aprofundar na justificativa.

Voz do Galvão Bueno

Para celebrar a Copa do Mundo do Catar 2022, o TikTok convidou o narrador Galvão Bueno para emprestar sua voz. Os usuários passaram a contar com a voz do locutor da TV Globo para produzir vídeos.

Continua após a publicidade

A voz de Galvão é a quarta opção disponível na função “Texto Falado”. Basta adicionar frases no clipe e aplicar o efeito para ouvir a narração no reconhecido estilo do profissional, que narrou sua última Copa neste ano.

Lives para adultos

As lives para adultos no TikTok não tem nada a ver com pornografia, como muitos podem pensar. Foram criados espaços restritos onde apenas os maiores de 18 anos podem acessar, com limitação baseada na idade.

Continua após a publicidade

A medida é para garantir que crianças e adolescentes fiquem distantes de conteúdos mais delicados, como problemas psicológicos, sexualidade, relacionamentos conjugais e outros. Questões relacionadas à violência, drogas e temas violadores da política da rede social continuam proibidas.

Além disso, as lives passaram a ser exclusiva de quem é adulto. Antes, adolescentes com mais de 16 anos poderiam fazer suas transmissões, embora não pudessem monetizá-las. Agora, somente os maiores de 18 podem fazer as entradas ao vivo, independentemente do assunto tratado.

Transmissões com até 5 convidados

Continua após a publicidade

O TikTok anunciou em 2022 o suporte a lives com até cinco convidados em simultâneo. Isso significa que quatro pessoas podem se juntar a uma transmissão, em uma clara evolução do recurso Multi-Guest.

A exibição ocorre no app em layout de grade ou de painel, dependendo do estilo desejado da conversa. Os convidados para ingressar na live recebem um convite em forma de notificação, o qual deve ser aceito para entrar na sala.

Filtragem de palavras-chave nos comentários

Continua após a publicidade

Segurança e bem-estar de criadores sempre foi uma preocupação do TikTok, mas neste ano isso foi ampliado. Durante as transmissões ao vivo, os produtores de conteúdo podem aplicar uma ferramenta de bloqueio de palavras.

Isso permitiu a limitação de comentários com termos impróprios, como preconceitos, racismo, sexismo e palavrões. Alguns lembretes automáticos passaram a ser enviados pelo app sugerindo novas palavras-chave barradas pelo filtro, em especial aquelas removidas manualmente pelo criador.

Suporte ao modo de fotografias

Continua após a publicidade

Embora o TikTok tenha se tornado conhecido pelas ferramentas de vídeos curtos, a plataforma sempre buscou diversificar as opções de criação. Até então, a plataforma não aceitava a adição de fotos como ocorre nos Stories do rival Instagram, mas isso mudou em 2022.

O Modo Foto possibilita o compartilhamento de fotografias organizadas em carrossel, em um estilo que lembra uma apresentação de slide. Esse recurso pode contar com músicas, efeitos de transição e outros detalhes para quem deseja transformar imagens em vídeos com qualidade profissional.

Para celebrar a ocasião, foram incluídas novas ferramentas de edição para sons, permitindo cortar, emendar ou definir a duração das músicas dos vídeos curtos. Efeitos sonoros também estão presentes para quem precisa dar um toque especial às edições.

Continua após a publicidade

Dislike nos comentários de vídeos

O TikTok anunciou em 2022 o lançamento do botão para “não curtir” comentários. Após meses de testes, o recurso chegou para dizer ao algoritmo quando um comentário é negativo ou irrelevante, baseado nas avaliações dos próprios usuários.

O dislike se assemelha a um recurso do Twitter e de fóruns para subir ou rebaixar comentários. O botão aparece no formato de polegar virado para baixo, sem exibir quem foi o responsável pela avaliação negativa. Você pode usá-lo sem medo de magoar ou de ser descoberto, pois tudo é anônimo.

Continua após a publicidade

Clone do BeReal

O TikTok Now é o recurso introduzido para copiar a principal funcionalidade da rede social BeReal. A ferramenta estimula o uso simultâneo da câmera frontal e traseira em momentos aleatórios do dia, dando um toque de espontaneidade à plataforma.

A ferramenta recebeu uma guia exclusiva posicionada entre o botão Home e o ícone de publicar vídeos, na parte inferior da tela. Para ver as fotos dos outros, você precisará tirar as suas próprias, uma forma encontrada pela ByteDance para incentivar o uso do Now.

Continua após a publicidade

Tradução simultânea para áudios e textos

Uma ferramenta de tradução simultânea com legendas e suporte a nove idiomas foi lançada pelo TikTok em 2022. Segundo a plataforma, o objetivo é diminuir as barreiras linguísticas para possibilidade um ambiente inclusivo e acessível para a comunidade global.

O recurso pode ajudar pessoas com deficiência auditiva ou que preferem assistir aos vídeos sem áudio, por estarem em locais públicos ou sem fone de ouvido. Os adesivos de texto também serão traduzidos para o idioma escolhido em tempo real.

Controle do tempo de uso

O TikTok adicionou um recurso para ajudar o usuário a fazer pausas na rolagem do feed de vídeos curtos. Foi incluída uma ferramenta para configuração de alertas com tempo pré-definido para interromper o uso da rede social.

Adolescentes entre 13 e 17 anos serão convidados a usar a ferramenta de limitação de tempo de tela se passarem mais de 100 minutos no aplicativo em um único dia. Mas quem for mais velho também poderá usá-la, se desejar ter mais controle sobre o tempo gasto.

Painel de dados informativos

A plataforma chinesa também lançou um painel de exibição do tempo de tela, com um resumo na utilização do app. As estatísticas mostram um detalhamento sobre os horários mais utilizados, quanto tempo o programa passou aberto nas sessões e o uso geral.

Esta adição não mudou nada em termos de funcionalidades, mas trouxe muitos detalhes interessantes para os amantes de estatísticas. O painel é ótimo para pais e responsáveis saberem exatamente o quanto seus filhos estão utilizando o app.

Inscrições em lives

O TikTok lançou uma modelagem de assinatura similar à Twitch, com o oferecimento de vantagens para quem aderir, como bate-papo exclusivo, emojis personalizados, distintivos e outras novidades. A TikTok LIVE, a plataforma de transmissões online da rede social chinesa, permite aos criadores gerar receita a partir do pagamento dos fãs.

Além de ter uma conta de criador, é necessário preencher alguns requisitos para oferecer assinaturas em transmissões ao vivo: ter 18 anos, mínimo de mil seguidores e fazer lives regularmente. A novidade se juntou aos adesivos e presentes como formas de ganhar dinheiro no TikTok.

Botão de uso de efeitos

O TikTok liberou em 2022 uma nova forma de utilizar efeitos da plataforma. Um novo botão localizado na parte inferior da tela passou a substituir o antigo "Criar" pelo ícone do efeito utilizado no vídeo.

Ao pressionar no local, o usuário é guiado para a página original do recurso, que exibe outros vídeos populares com o mesmo uso. Mesmo ao trocar para outra publicação, o usuário ainda poderá acessar o último efeito visto, caso o vídeo seguinte não empregue nenhum recurso — como na imagem acima.

Histórico de vídeos assistidos

A plataforma social chinesa adicionou um histórico de exibição para facilitar a localização de vídeos. Muitas vezes o usuário vai pulando de conteúdo em conteúdo na guia "Para você" e esquece de curtir ou salvar um vídeo do seu interesse, o que torna praticamente impossível encontrá-lo novamente.

A ferramenta fica localizada nas configurações do aplicativo, mais especificamente em "Configurações e Privacidade". Basta rolar a tela até "Conteúdo & Exibição" para rever todos os conteúdos assistidos no feed da conta.