Publicidade

TikTok testa novo botão para facilitar o uso de efeitos nos vídeos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Janeiro de 2022 às 16h01

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Tudo sobre TikTok

O TikTok começou a liberar para alguns usuários uma nova forma de utilizar efeitos da plataforma. Um novo botão localizado na parte inferior da tela passa a substituir o antigo "Criar" quando foi usado algum efeito: ao pressioná-lo, o usuário é guiado para a página original do recurso, que exibe outros vídeos populares com o mesmo uso.

O objetivo parece ser dar mais enfoque para essa funcionalidade popular, que oferece muito mais opções aos criadores de conteúdo. Quem é antigo no TikTok provavelmente já viu ou usou algum efeito de vídeo/áudio, mas os novatos podem não estar tão familiarizados com essa ferramenta.

Continua após a publicidade

Mesmo ao trocar para outra publicação, o usuário ainda poderá acessar o último efeito visto, caso o vídeo seguinte não empregue nenhum recurso — como nesta imagem acima. Se o próximo vídeo exibido tiver um novo efeito, aí sim a rede social mudará para o que está em exibição na tela, em vez do anterior.

TikTok quer saber em qual área botão converte melhor

O ícone amarelo com a varinha de condão branca continua a mostrar o nome do efeito logo acima do nome do perfil. A nova localização do botão de filtro, portanto, parece ser apenas um experimento A/B para ver em qual das duas áreas os usuários mais vão tocar, o que poderia definir o posicionamento definitivo no futuro.

Vale lembrar que essa novidade não está liberada para todos de modo amplo nem fixo. Mesmo quem já a viu uma vez, pode não vê-la novamente, fato que reforça a tese de ser uma funcionalidade em fase de testes.

Continua após a publicidade

Como não houve anúncio oficial da adição, trata-se de um recurso que pode levar algum tempo para ser efetivamente implantado a todos (ou jamais ser oficializado). A única forma de saber se o botão é permanente ou não é aguardar um posicionamento oficial do TikTok.