Publicidade

TikTok quer ajudar usuário a controlar o tempo de uso na rede social

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Junho de 2022 às 10h28

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre TikTok

O TikTok começou a adicionar um recurso para ajudar você a fazer uma pausa na rolagem infinita do feed de vídeos curtos. A ideia é permitir um alerta com tempo pré-definido para o usuário durante o uso da rede social por um tempo muito prolongado, o que pode ser prejudicial para a saúde física e mental.

Adolescentes entre 13 e 17 anos serão convidados a usar a ferramenta de limitação de tempo de tela se passarem mais de 100 minutos no aplicativo em um único dia.

Continua após a publicidade

Hoje, a rede social já possui um sistema de proteção com limitações de utilização, porém isso deve ser configurado manualmente no aplicativo. É claro que um viciado no sistema de rolagem infinita, que tenta entregar vídeos de interesse do usuário, jamais vai ativar tal recurso de maneira espontânea. Com esse "atalho", a pessoa pode se sentir tentada a ajustar a ferramenta de bem-estar com mais facilidade.

Painel de dados

A plataforma chinesa também começou a adicionar um novo painel de tempo de tela que mostra um resumo na utilização do app. As estatísticas mostram um detalhamento sobre os horários mais utilizados (se é de dia ou à noite), quanto tempo o programa passou aberto nas sessões e o uso geral.

Continua após a publicidade

Esse recurso de limitação é bem comum em plataformas de streaming, como a Netflix, que costuma enviar avisos quando o usuário fica muitas horas em maratonas de séries ou assiste a filmes em sequência. O rival Instagram também tem uma ferramenta similar, também para evitar que adolescentes passem longos períodos na frente do celular.

Além das ferramentas nativas de cada plataforma, dá para definir limitações de uso no iOS e no Android. Com algoritmos de recomendação e rolagem infinita, esses serviços são extremamente eficazes em prender a atenção do usuário para assim ganhar mais dinheiro com a entrega de anúncios ou venda de produtos

Fonte: TikTok