Publicidade

TikTok ganha modo foto e fica mais parecido com o Instagram

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Divulgação/TikTok
Divulgação/TikTok
Tudo sobre TikTok

O TikTok lançou ferramentas integradas de edição para permitir uma criação otimizada de vídeos nesta quinta-feira (6). A mudança é para facilitar o ajuste em clipes, sons, fotos e textos sem precisar mudar de aplicativo, e já está disponível para usuários do mundo inteiro. Além disso, o grande destaque fica por conta do "Modo Foto", que torna a rede mais parecida com o rival Instagram.

Será possível unificar, cortar e dividir clipes, além de acelerar ou reduzir a velocidade de reprodução deles. Antes, muita gente precisava usar softwares externos para fazer tais ajustes, mas agora poderão fazê-lo pelo próprio TikTok.

Foram incluídas novas ferramentas para sons, permitindo cortar, emendar ou definir a duração das músicas dos vídeos curtos. Efeitos sonoros também estão presentes para quem precisa dar um toque especial às edições. Os sons, em especial as músicas, têm papel fundamental nas trends do TikTok, por isso a adição de hoje pode fortalecer bastante a criação.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Usuários conseguirão escrever, posicionar e definir a duração do texto com mais facilidade. Você poderá adicionar sobreposições textuais, fotos ou até outros vídeos sobre o material original, criando várias camadas distintas. Uma ferramenta de redimensionamento vai permitir girar, ampliar ou reduzir os quadros de clipes individuais.

Modo Foto do TikTok

O novíssimo Photo Mode (Modo Foto, em português) possibilita o compartilhamento de fotografias organizadas em carrossel, em um estilo que lembra uma apresentação de slide e também o Instagram, um dos grandes rivais do TikTok na atualidade. Esse recurso poderá contar com músicas, efeitos de transição e outros detalhes para quem deseja transformar imagens em vídeos com qualidade profissional.

Quem já usava o CapCut, ferramenta de edição da ByteDance (dona do TikTok), não vai ser surpreender com nenhum efeito. Mas para os criadores mais casuais, que gravam e postam seus vídeos direto no app da rede social, devem comemorar a mudança.

O TikTok sabe que precisa oferecer mais possibilidades aos seus criadores para não perder a relevância. Tanto o Instagram quanto o YouTube seguem firmes na cola oferecendo soluções baseadas em vídeos curtos. No caso do Modo Foto, parece uma clara tentativa dos chineses de rivalizar com o Insta, que surgiu com a proposta original de publicar apenas fotos com filtros e álbuns.

Recentemente, a rede social chinesa liberou descrições mais longas, com até 2.200 caracteres, permitindo melhor contextualização dos posts. Na semana passada, foi adicionada a possibilidade de acelerar ou reduzir velocidade de reprodução dos vídeos. O TikTok também começou a liberar o botão de "não curtir" para as pessoas marcarem comentários nocivos ou irrelevantes.