Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok começa teste com sistema assinaturas para lives ao estilo Twitch

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Maio de 2022 às 11h15

Link copiado!

Reprodução/TikTok
Reprodução/TikTok
Tudo sobre TikTok

O TikTok lançará um modelo de assinatura similar à Twitch no próximo dia 26 de maio. A ideia é oferecer uma série de vantagens para quem aderir, como bate-papo exclusivo, emojis personalizados, distintivos e outras novidades. Esse sistema será aplicado ao TikTok LIVE, a plataforma de transmissões online da rede social chinesa.

O programa permitirá que os criadores gerem receita recorrente por meio de pagamentos dos seus fãs. Nesta fase inicial, apenas alguns produtores de conteúdo foram selecionados para participar dos testes, no intuito de apresentarem seus feedbacks para os desenvolvedores.

Continua após a publicidade

Além de ter uma conta de criador no TikTok, será necessário preencher alguns requisitos para oferecer assinaturas em transmissões ao vivo:

  • deve ter 18 anos de idade;
  • mínimo de mil seguidores;
  • fazer lives regularmente.

As assinaturas eram um modelo analisado há algum tempo pela rede dos vídeos curtos, planejados desde a chegada das lives. Como uma das plataformas sociais que mais crescem no mundo, o TikTok LIVE poderia funcionar como uma ferramenta de streaming para a vida real, com a transmissão de viagens, eventos, shows ou do dia a dia dos criadores de conteúdo.

Recursos das assinaturas do TikTok

Continua após a publicidade

Em vídeos publicados no perfil oficial, dá para ver que os assinantes poderão controlar câmeras nas transmissões ao vivo, ao estilo Big Brother Brasil. Já os emblemas devem ser atualizados conforme o tempo de inscrição, como ocorre na Twitch, assim os fãs de longo prazo terão mais visibilidade.

Neste fase inicial, o foco serão as transmissões de jogos online, com as quais o público-alvo do TikTok é mais familiarizado. Mas não é só no segmento de games que as lives ocorrerão: criadores do segmento artístico, vloggers, maquiadoras, produtores de vídeos ASMR, músicos, dançarinos e até professores foram convidados para compor o time inicial.

As salas poderão ser configuradas como aberto ao público ou exclusiva para assinantes, na qual apenas os pagantes poderiam comentar — embora todos possam assistir. A ideia por trás disso é obviamente aproximar fãs e criadores, afinal eles terão menos concorrentes para interagir, mas também limitar a trollagem, os discursos de ódio e os cancelamentos.

Continua após a publicidade

Quanto custa a assinatura no TikTok?

Valores ainda não foram anunciados, mas não deve ser nada muito diferente do que já existe nos rivais. Na Twitch, por exemplo, o valor inicial é R$ 7,90, mas há outros tipos mais caros. A plataforma do TikTok deve seguir na mesma linha, com uma arrecadação de 30% a 50% da receita de assinaturas para si.

O lançamento das assinaturas do TikTok LIVE chega no momento em que a concorrência pela atenção dos usuários está mais elevada do que nunca. Com a pandemia, muita gente descobriu o streaming e passou a ficar boa parte do seu dia conectada para ver pessoas realizando diversas atividades.

Continua após a publicidade

Com as assinaturas, além de prender o público por mais tempo no aplicativo, a ByteDance ainda pode aumentar a receita e financiar a produção de conteúdo para suas estrelas. Mas o TikTok certamente enfrentará a concorrência acirrada dos rivais, como o Instagram, que lançou um teste similar no começo do ano, e o Twitter com os Super Follows e as salas do Espaços.