Bluesky chega a 2 milhões de usuários e anuncia versão web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Novembro de 2023 às 10h54

Link copiado!

Divulgação/Bluesky
Divulgação/Bluesky

Nova rede social do criador do Twitter, o Bluesky chegou à marca de dois milhões de usuários em todo o mundo. O número foi atingido menos de um ano depois do lançamento do serviço e, para comemorar, a plataforma anunciou a chegada oficial de uma interface web completa, que ficará disponível a todo o público ainda neste mês.

A marca foi atingida apenas dois meses depois do primeiro milhão e logo depois de os responsáveis pelo Bluesky liberarem mais uma leva de convites para usuários cadastrados na lista de espera. A plataforma entrou no ar em outubro de 2022, enquanto o serviço começou a funcionar apenas em fevereiro deste ano.

Com aplicativos para iOS e Android, o Bluesky não tem os mesmos números de rivais também abertos recentemente, como o Threads. Entretanto, a rede surgiu como uma das principais alternativas ao X, antigo Twitter, ao longo das fortes e desagradáveis mudanças que vêm sendo implementadas por seu atual dono Elon Musk.

Continua após a publicidade

Mesmo hoje já é possível acessar o Bluesky pelo navegador a partir de um endereço provisório, o staging.bsky.app. Entretanto, essa possibilidade segue exclusiva para usuários que possuem perfil na plataforma, enquanto a interface web oficial vai permitir que qualquer pessoa veja as publicações disponíveis por lá. Assim, acreditam os responsáveis pela plataforma, ela se tornará mais útil para a postagem de notícias e atualizações em tempo real, enquanto se torna mais acessível e, claro, interessante.

Os convites, entretanto, permanecem sendo necessários para acesso à plataforma. Os usuários interessados devem procurar amigos que já tenham recebido acesso e possuam entradas disponíveis ou se juntar à lista de espera, pela qual links de acesso periódicos são enviados aos interessados.

Bluesky deve integrar fediverso

Continua após a publicidade

Enquanto o fim da exigência de convites para acessar o Bluesky não parece estar nos planos, a equipe da rede social promete que ela se tornará mais aberta em breve. De acordo com o anúncio oficial, caso o desenvolvimento prossiga como esperado, a entrada da plataforma no fediverso deve acontecer no ano que vem.

Para se tornar descentralizada aos moldes do Mastodon, o Bluesky usará o AT Protocol, permitindo que os usuários migrem contas, perfis e outros elementos entre servidores conforme desejarem. A liberdade, afirmam os responsáveis, é o que faz com que a plataforma seja “à prova de bilionários”, com seus participantes não ficando à mercê de algoritmos ou decisões corporativas que impactem sua utilização.