SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Concorrente do Twitter, Bluesky chega a 1 milhão de usuários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Setembro de 2023 às 12h52

Link copiado!

Divulgação/Bluesky
Divulgação/Bluesky

A Bluesky anunciou oficialmente que alcançou a marca de 1 milhão de usuários. A plataforma fundada pelo ex-CEO do Twitter Jack Dorsey e pela especialista em redes sociais descentralizadas Jay Graber continua com acesso exclusivo por convite.

A revelação da marca de 1 milhão de usuários foi compartilhada pela funcionária da Bluesky Rose Wang em sua conta do Twitter/X:

Continua após a publicidade

A nova rede foi lançada no começo de 2023 com uma proposta diferente das concorrentes, se apresentando como uma plataforma de comunicação aberta e descentralizada que permite a conexão entre pessoas e redes sociais diferentes.

Uma rede social descentralizada

A solução criada por Dorsey e Graber nasceu da dificuldade de combater a disseminação de desinformações e os discursos de ódio nas plataformas centralizadas. O desenvolvimento de novas tecnologias com soluções descentralizadas de hospedagem e governança, como a web 3.0 e o blockchain, inspirou os executivos.

Continua após a publicidade

Esse trabalho resultou no AT Protocol (Autheticated Transport Protocol), um novo protocolo que permite a comunicação entre redes sociais diferentes e cria um universo federado de servidores individuais. Seu funcionamento é similar ao protocolo ActivityPub, que alimenta o Mastodon, e tem atraído interesse de outras redes, como o Flipboard e o Tumblr.

A Bluesky se apresenta com recursos semelhantes ao Twitter, com a publicação de posts curtos (de até 300 caracteres) e opções para curtir, comentar e repostar. As publicações são apresentadas em duas linhas do tempo: uma algorítmica (“Discover”) e outra dos perfis que você segue (“Following”).

A rede social pode ser acessada pela web ou através dos aplicativos para Android ou iOS. Por enquanto, só é possível criar uma conta após receber um convite de outro usuário ou se inscrever para uma vaga de testes. Não há uma previsão da companhia para o acesso liberado da plataforma.