Publicidade

Como conseguir um convite da Bluesky

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Maio de 2023 às 12h09

Link copiado!

Farjad Noor/Pexels
Farjad Noor/Pexels

Para experimentar as funcionalidades a nova rede social Bluesky, é preciso obter um convite que concede acesso à vaga de testes.

Como receber um convite da Bluesky

Há somente duas maneiras de conseguir um convite para participar da Bluesky: se inscrever gratuitamente para uma vaga de testes na plataforma — e aguardar a aprovação — ou receber o convite de um usuário já registrado.

Continua após a publicidade

Confira, a seguir, como proceder:

  1. Acesse o site da Bluesky (bsky.app);
  2. Digite o seu endereço de e-mail;
  3. Pressione a opção "Join Waitlist";

Aguarde até que a Bluesky envie um convite para o seu e-mail. Como essa etapa pode levar algum tempo, você também pode consultar amigos que já testam a nova rede social.

Continua após a publicidade

Quem faz parte da rede na fase de teste recebe periodicamente um novo código que pode ser compartilhado com outras pessoas. Dessa forma, você usa o convite para fazer sua inscrição.

Como funciona a Bluesky?

Na prática, a Bluesky funciona como o Twitter: você pode postar mensagens curtas de texto e imagens, repostar conteúdo de outros perfis (dar "RT"), seguir e ser seguido por outros usuários.

A diferença é que, como a rede opera pelo AT Protocol, ela permite aos usuários alterarem entre diferentes plataformas que usam o mesmo protocolo sem perda de conteúdo ou seguidores.

Continua após a publicidade

A Bluesky é organizada em servidores independentes que se comunicam entre si — por isso as arrobas por lá são no formato @nomedeusuario.bsky.social. No caso, o servidor em que você está cadastrado é identificado pela informação bsky.social, e com o tempo devem surgir mais opções para o público, como acontece no Mastodon. Atualmente, é possível personalizar o servidor usando um domínio próprio, algo como @canaltech.com.br.

O que é o AT Protocol?

O AT Protocol é um conjunto de algoritmos abertos criado pelos desenvolvedores da Bluesky que permite maior controle sobre o conteúdo e experiência em redes sociais.

A iniciativa promete fazer tudo isso sem comprometer a confiabilidade e desempenho das plataformas que dividem um ecossistema, permitindo inclusive que outras redes sociais interajam dotadas do mesmo protocolo entre si, mesmo que cada um tenha suas próprias diretrizes.

Continua após a publicidade

Quando a Bluesky será lançada?

A data de lançamento da Bluesky para o público geral ainda não foi anunciada. No momento, a única maneira de fazer parte dessa rede social é solicitando um convite para participar dos testes.

Se você está entusiasmado com o lançamento de mais uma plataforma social, pode aprender mais sobre a evolução das redes e seu impacto na sociedade.