Publicidade

Como usar domínio próprio como nome de usuário na Bluesky

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Maio de 2023 às 14h15

Link copiado!

Divulgação/Bluesky
Divulgação/Bluesky

A Bluesky permite usar um domínio próprio como nome de usuário na rede social, como forma de oferecer possibilidades de personalização e identificação das contas na plataforma. Para isso, é preciso ter o cadastro de nome e endereço em uma registradora autorizada, com o pagamento de uma taxa de manutenção.

Por padrão, os usuários da Bluesky recebem o endereçamento @nomedousuário.bsky.social ao se cadastrarem na plataforma. Com a opção de utilizar um domínio próprio, é possível alterar esse endereço para algo como @meuprópriodomínio.com.br.

Como usar domínio próprio na Bluesky

Continua após a publicidade

Você pode incluir o seu próprio domínio como nome de usuário nas configurações da rede social.

Vale notar que a interface da plataforma ainda está disponível apenas em inglês, mas o procedimento é exatamente o mesmo no celular ou na web (bsky.app).

  1. Na Bluesky, toque no ícone de perfil e abra o menu lateral;
  2. Entre em “Settings”;
  3. Na seção “Advanced”, acesse “Change my handle”;
  4. Clique em “I have my own domain”;
  5. Copie os dados apresentados com “Copy Domain Value”;
  6. Acesse sua conta na empresa de contratação de domínio;
  7. Entre em gerenciamento de DNS e cole os dados;
  8. Caso utilize serviço de hospedagem, cole os dados de DNS lá;
  9. Retorne à Bluesky e clique em “Verify DNS Record”;
  10. Confira no perfil o novo nome de usuário com seu domínio.

Após inserir o registro de DNS na conta de contratação de domínio ou hospedagem do seu site,pode levar alguns minutos até a propagação da DNS pela internet ter efeito e mudar o seu nome de usuário na Bluesky.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Por que usar um domínio próprio na Bluesky

Há alguns motivos que podem incentivar a mudança do nome do usuário na Bluesky e a utilização de domínio próprio no endereço; entre eles:

  • Portabilidade entre contas (com o AT Protocol);
  • Identificação única do seu nome de usuário em diversas redes;
  • Maior autoridade de seu domínio pela internet.

A utilização de um domínio também pode ajudar a identificar colaboradores de uma empresa. Por exemplo, jornalistas de um conglomerado de mídia podem configurar, com a permissão da companhia, seu nome de usuário como @jornalista.nomedojornal.com.br.

Continua após a publicidade

Entre outros recursos que a Bluesky promete para se diferenciar do Twitter e de outras plataformas sociais está a opção de escolher o algoritmo de recomendação do feed. Para conhecer a nova rede social, é necessário receber um convite (invite code) de um usuário da plataforma ou entrar na lista oficial de espera do aplicativo.

Rede social descentralizada

O recurso de alterar o domínio no nome de usuário na Bluesky é possível devido ao AT Protocol, o protocolo utilizado pela rede social que emprega um sistema federado de servidores individuais e descentralizados.

Continua após a publicidade

Com esse protocolo, os usuários podem criar suas próprias redes e transferir suas contas para outras plataformas — desde que também sejam construídas com o AT Protocol — sem perder seus dados.

Assim, a sua conta na Bluesky pode ser vinculada ao seu domínio próprio na internet, com a inserção do registro de DNS do AT Protocol na empresa de contratação de domínio ou de hospedagem de site.