O que é o AT Protocol?
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |
Sigla para Authenticated Transfer Protocol (ou, em tradução literal, Protocolo de Transferência Autenticada), o AT Protocol é uma linguagem de comunicação baseada em código aberto, um conceito semelhante ao que é visto na construção do Linux. A tecnologia chamou a atenção do público após o lançamento da Bluesky, rede social que faz uso desse sistema.
Como funciona o AT Protocol
Redes sociais que utilizam o AT Protocol podem ser chamadas de redes sociais federadas. Essas plataformas são hospedadas em diferentes servidores, mas conversam entre si dentro de um grande sistema.
A intenção do AT Protocol é catalisar os esforços de programadores para a criação de uma linguagem individualizada na qual as plataformas estejam longes do domínio das Big Techs. Assim, elas permanecem conectadas no mesmo ambiente e sob total controle dos usuários.
É como se você pudesse consumir conteúdo de YouTube, Twitch e Facebook em um único aplicativo ou site. Outro exemplo próximo disso é o e-mail: nele, quem tem uma conta no Outlook pode enviar e receber mensagens de outros serviços, como Yahoo! e Gmail.
Outras características do AT Protocol são:
- Um perfil pode ser transferido de um servidor para outro sem que haja perda de dados, pois as contas são unificadas;
- Os dados da identidade digital pertencem à própria pessoa, não à empresa que criou a rede social federada em uso;
- Regras de moderação de conteúdo também são atribuídas aos próprios membros das redes sociais, mas com o consenso de administradores;
- Os algoritmos podem ser alterados pelos próprios usuários. A opção garante que haja mais controle do público sobre o que é apresentado na linha do tempo;
- O carregamento de janelas e abas é mais rápido e poupa o usuário de longos tempos de espera;
- Programadores interessados na tecnologia podem usar o Lexicon, um sistema global que facilita a inserção de novos esquemas e modificações nos códigos das plataformas.
AT Protocol e o Bluesky
O protocolo é de autoria dos mesmos desenvolvedores do Bluesky, rede social que conta com o ex-CEO e cofundador do Twitter Jack Dorsey como um de seus idealizadores. O microblog faz uso da tecnologia e é uma grande vitrine para incentivar a criação de mais plataformas baseadas no sistema.
Se você se interessa por redes sociais abertas, vale a pena conferir tudo sobre a nova rede social Bluesky.