Homem-Aranha fica parceiro da gosma alienígena para ser um novo Venom
Por Claudio Yuge |
Nos últimos anos temos visto um Peter Parker bem diferente daquele herói puro que apanha do mundo, e, mesmo sofrendo sozinho, ainda segura a barra e devolve alto-astral. Sua espiral de depressão, agressividade e rancor tem até descaracterizado o Escalador de Paredes, que anda a cada dia mais isolado da comunidade de superseres. Agora, ele assume de vez uma faceta ameaçadora, porém mais interessante, e que talvez finalmente o leve ao amadurecimento que a Marvel Comics insiste evitar.
- Homem-Aranha está perto de se tornar odiado entre os heróis da Marvel
- HQ do Homem-Aranha revela nova forma monstruosa do Rei do Crime
- Aranhaverso | Homem-Aranha tem 3 versões inadequadas demais para o cinema
- Entenda como Homem-Aranha e Watchmen definem o que é heroísmo nas HQs
Aviso! Atenção para spoilers de Venom War: Spider-Man #1!
Antes de falarmos como Peter vem negociando diretrizes com o simbionte da raça alienígena Klyntar que um dia já foi seu uniforme e reveste o Venom, é preciso destacar um pouco esse caminho sombrio que o herói vem trilhando ultimamente. A verdade é que suas próprias histórias andam pouco inspiradas há anos, e essa chacoalhada pode ser que traga um novo e interessante posicionamento no Universo Marvel.
Faz bastante tempo que o Homem-Aranha repete um ciclo de combates de tragédias, com os mesmos inimigos ou um outro novo vilão que nunca consegue se estabelecer. Para piorar, todos aqueles coadjuvantes que ajudavam e compor seu cotidiano humano tão atraente quanto suas aventuras de máscara foram embora.
Peter já não tem uma dinâmica profissional ou educacional onde possa conviver com personagens como Flash Thompson, J. J. Jameson, Harry Osborn e até Mary Jane, que, recentemente, decretou um fim aparentemente definitivo em seu relacionamento com o Amigão da Vizinhança — e olha que até esse próprio apelido o herói passou a questionar.
Para completar seu degradê moral dos últimos anos, Peter vem tretando feio com Tony Stark, não tem mais amizade com o Demolidor, deixou de trocar ideia com o Tocha Humana, fez os Vingadores de idiotas e andou de broderagem como Norman Osborn pouco antes de ele se tornar o vilão que adora ser maluco falando sozinho com o espelho, o Duende Verde.
E, agora, prestes a entrar na saga chamada Venom War, Peter decidiu redefinir o relacionamento que teve com o simbionte do Venom no passado, quando foi o primeiro a usar a gosma alienígena como traje nas primeiras Guerras Secretas, lá em meados dos anos 1980.
“Nós somos o Homem-Aranha”
Bom, já que Peter não tem mais nenhum herói amigo, decidiu ser mais chegado dos vilões mesmo. E ele escolheu justamente o que tem uma longa história bastante complicada. Em Venom War, lançado recentemente, Eddie Brock, que não é mais conectado ao simbionte Venom faz um tempinho, agora vive de forma mais agressiva com outra gosma alienígena, uma de cor vermelha chamada Bedlam.
Quando Eddie sequestra um estádio de luta livre ao vivo na TV, Peter sai do apê depressivo onde tem se isolado e decide intervir. Eis que o simbionte Venom decide ajudar, e curiosamente, o Homem-Aranha aceita — vale destacar que a gosma alienígena já tentou fazer isso pelo menos meia dúzia de vezes no passado, mas sem sucesso.
No caminho da treta, Peter ainda encontra o Duende Macabro em uma fase pobretão com o uniforme e os dentes caindo aos pedaços. E aí é que o herói entra em um acordo com o simbionte para usá-lo apenas como traje, e não exatamente se fundir física e mentalmente da mesma forma de antes.
Peter e o simbionte não são Venom juntos, mas podem ser o Homem-Aranha. Eles até fazem referência ao famoso “Nós somos Venom” quando a gosma estava com o Eddie, dizendo: “Nós somos o Homem-Aranha!”.
Ainda que Peter insista que o simbionte seja mais heróico, tudo leva a crer que ele terá que ceder à união completar por conta das várias ameaças poderosas que enfrentará em Venom War. E pode ser que deixemos de ter temporariamente o Homem-Aranha do sobrinho da Tia May para termos um novo tipo de Venom.
A proposta da trama é interessante, contudo, pode ser também que a Marvel continue colocando mais um degrau sombrio na já bem profunda espiral bad vibes que Peter vem se afundando ultimamente. Espero que a Casa das Ideias saiba como resolver isso depois, porque já tem criança chorando e idoso quebrando a bacia por conta da atual situação deprê do Escalador de Paredes.