SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Por que Homem de Ferro e o Homem-Aranha se tornaram desafetos?

Por| 14 de Julho de 2023 às 20h58

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

Nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) o Homem-Aranha e o Homem de Ferro construíram fortes laços afetivos, com uma conexão íntima de mentor e aprendiz que até terminou em Vingadores: Ultimato com Tony Stark se tornando uma figura paterna para Peter Parker. Mas nos quadrinhos as coisas são muito diferentes, pois eles nunca foram assim tão amigos, e, ultimamente, a interação entre ambos anda tão azeda que os heróis estão se tornando desafetos.

Antes de falar sobre essa treta, é preciso destacar que, embora Stark tenha aparecido pela primeira vez como um herói mais velho e Parker tenha atravessado o colegial até chegar ao período de jovem adulto, a diferença de idade entre os dois nunca foi tão grande como é nos cinemas. No passado, eles nem mesmo interagiam muito ou atuavam nas mesmas aventuras.

Continua após a publicidade

Os encontros só se tornaram mais frequentes e a relação mais próxima nas grandes sagas e no período que o Homem-Aranha fazia parte dos Vingadores. Ainda assim, Stark tinha um comportamento muito mais manipulador do que fraternal com Parker.

Ao longo das duas últimas décadas, a relação entre os dois ficou cada vez menos amigável, e atualmente eles têm nutrido uma grande antipatia, a ponto de nem mesmo gostarem da presença um do outro.

Mas por que isso vem acontecendo? O Canaltech elenca alguns dos motivos.

Poucos heróis gostam de verdade do Homem-Aranha

Continua após a publicidade

Pode não parecer, mas a comunidade de heróis da Marvel não curte muito o Homem-Aranha. O Escalador de Paredes é trágico e dramático, e ao mesmo tempo soa como “bobo” e provocativo, já que ele vive fazendo piadinhas e tirando sarro dos outros — quem conhece Parker mais de perto, sabe que isso é um mecanismo de defesa, já que, quando ele coloca a máscara, tenta deixar de lado sua culpa, solidão e melancolia.

Parker sempre perdeu pessoas ao seu redor, e acaba sempre se isolando para proteger amigos e entes queridos. Além disso, o Homem-Aranha muitas vezes age de forma imprudente, está acostumado a planejar e executar suas ações sozinho, à sua maneira. É normal vê-lo discordando do comando do Capitão América ou questionando as atitudes do Homem de Ferro, por exemplo.

Para completar, o fato de ele colocar a vida das pessoas em primeiro lugar, até mesmo a de seus inimigos, muitas vezes o leva ao fracasso — ele é do tipo que carrega o peso do mundo nas costas e sofre como nenhum outro herói conseguiria suportar. Essa instabilidade, somada ao comportamento procrastinador de Parker, irrita especialmente Stark, um futurista proativo de atitudes práticas e imediatas que não compreende por que o Homem-Aranha não desenvolve todo o seu potencial.

Continua após a publicidade

Por outro lado Parker, que sempre foi pobre, também não gosta da ostentação e do lado narcisista e ambicioso de Stark. Ou seja, ainda que ambos tenham algumas coisas em comum, como o apego pela ciência, os gênios deles não combinam entre si.

Treta começou mesmo na Guerra Civil e na fase Homem-Aranha Superior

Como dito antes, o Homem-Aranha e o Homem de Ferro raramente se encontravam ou faziam parte do mesmo núcleo de histórias no passado. Foi somente na Guerra Civil, em meados de 2000, que os dois se aproximaram, quando o Escalador de Paredes inicialmente ficou do lado do Homem de Ferro. Contudo, depois de notar que vinha sendo manipulado, Parker chegou às vias de fato com Stark e passou a seguir o Capitão América.

Continua após a publicidade

Claro que Stark ficou irritado com Parker, e, em 2013, a discórdia entre eles escalou para uma grande rivalidade, na fase Homem-Aranha Superior. Ainda que o Escalador de Paredes tivesse em seu interior a alma de seu inimigo, o Doutor Octopus, o fato do Amigão da Vizinhança ter criado uma indústria de tecnologia capaz de concorrer com as Indústrias Stark gerou um gatilho de competitividade que o Homem de Ferro chegou a contratar Mary Jane só para flertar com a moça e causar ciúmes.

Some aí também a atitude agressiva com que o Homem-Aranha exibiu nesse período. Atitudes violentas vinham do Doutor Octopus, mas, para todos, era como se o Escalador de Paredes tivesse perdido a linha e se tornado amargo e intolerante.

Fase atual torna o Homem-Aranha em desafeto do Homem de Ferro

E então chegamos ao momento atual, em que Parker está ainda mais isolado, trágico e cabisbaixo. A frustração de seu rompimento com Mary Jane tem causado um certo descontrole em suas atitudes, seja como Homem-Aranha ou como civil.

Continua após a publicidade

E justamente na trama que envolvia sua ex-esposa, o Escalador de Paredes enfrentou os Vingadores e roubou coisas de Stark para entregar a Norman Osborn, pois o aparente reformado vilão estava ajudando Parker com a construção de um dispositivo capaz de levar o herói à dimensão onde Mary Jane estava presa.

Além de não ter gostado da invasão e roubo de suas propriedades, Stark, que se aproximou de Mary Jane o suficiente para ter uma postura protetora, sugere um ar de reprovação na forma com que Parker sempre acaba colocando a moça na órbita de seus conflitos.

Nas edições mais recentes da revista do Homem de Ferro, Stark chega a ironizar os poderes do Homem-Aranha, dizendo que todo o mundo tem seu próprio Sentido Aranha; e até projetou seu novo traje furtivo com recursos que o permite escalar paredes.

Continua após a publicidade

E piora: Stark sugere que qualquer pessoa com os poderes de Parker poderia fazer o mesmo, e até melhor, como Homem-Aranha — há uma claro desprezo pela atenção que o Escalador de Paredes recebe, como se o Homem de Ferro tivesse uma certa inveja e também julgasse o Amigão da Vizinhança como superestimado.

A “cereja” no “bolo da desavença” aconteceu nesta semana, em Miles Morales: Spider-Man #7. O Homem de Ferro tem demonstrado uma clara preferência por Miles Morales como Homem-Aranha. Stark é muito mais receptivo e atencioso com o jovem. O inventor bilionário criou um traje especial para Morales, e faz questão de tratar o garoto com mais respeito, principalmente porque a trajetória do Escalador de Paredes mais novo tem sido mais vitoriosa do que a de Parker com a mesma idade.

O Homem de Ferro chegou a dizer que, se Miles continuasse a mostrar tanto empenho, entraria na lista dos “Cinco primeiros Homem-Aranha do Homem de Ferro”. Enfim, a Marvel é conhecida por investir bastante nos altos e baixos dos relacionamentos entre os heróis. Ainda não dá para saber se essa animosidade entre Stark e Parker vai chegar a algo mais tenso — certo é que a amizade entre os dois azedou faz tempo.