Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Surface Pro 10 vaza em teste com novo chip Snapdragon X Plus

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Abril de 2024 às 14h30

Link copiado!

Microsoft
Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Reforçando rumores sobre uma forte aposta da Microsoft no Windows On ARM, diversos testes que pertenceriam às versões para consumidores do Surface Pro 10 e do Surface Laptop 6 foram encontrados no banco de dados do Geekbench 6, mostrando que ambos devem contar com variantes equipadas com a família Snapdragon X. Além do desempenho robusto, que compete com alguns dos melhores chips da AMD, Apple e Intel, os registros surpreendem ao indicar que o novo Snapdragon X Plus deve figurar entre as opções de chips dos aparelhos.

As máquinas foram vistas por diferentes fontes, incluindo o renomado leaker Roland Quandt, e atendem pelos identificadores "OEMBR OEMBR", equipado com o que parece ser o Snapdragon X Elite mais completo (modelo X1E-80-100) de 12 núcleos, e a surpresa "OEMMN OEMMN", munido do recém-anunciado Snapdragon X Plus de 10 núcleos (modelo X1P-64-100) — os dois codinomes estão alinhados com as gerações anteriores da família Surface.

Outro aspecto interessante é que, em alguns dos cadastros, a plataforma aparece listada como "Snapdragon 8cx Gen 3", processador premium da geração passada, apesar das especificações estarem alinhadas com o X Elite e o X Plus. É provável que isso seja uma estratégia por parte da própria Microsoft para não atrair curiosos para os benchmarks, que de fato passaram despercebidos por um bom tempo.

Continua após a publicidade

Apresentando alta potência, conforme os números divulgados pela Qualcomm já indicavam, os registros trazem mais alguns detalhes interessantes, começando pela própria existência de versões com o X Plus. Solução simplificada de nova geração, o componente tem a intenção de oferecer os recursos inéditos da família Snapdragon X em pacotes de menor preço, sinalizando que a Microsoft deve oferecer opções mais acessíveis dos novos Surface.

Mais interessante é a capacidade de RAM, definida em 16 GB em todos os resultados, o que reforça rumores relacionados ao Windows 11 24H2, esperado para mudar os requerimentos de forma a exigir o mínimo de 16 GB de RAM.

O motivo estaria nas novas funções de Inteligência Artificial, incluindo o "AI Explorer", versão turbinada do explorador de arquivos que funcionaria como uma espécie de Copilot, mas com maior integração ao sistema e melhor compreensão de linguagem natural.

Continua após a publicidade

As plataformas da Qualcomm, e uma possível variante com tela OLED, seriam o destaque dos aparelhos, que já foram anunciados em versões destinadas a empresas equipadas com chips Intel Core Ultra.

Enquanto o Surface Pro 10 chama atenção pela flexibilidade do formato de tablet, tela de brilho intenso e webcam aprimorada, o Surface Laptop 6 tem como diferenciais o formato tradicional de notebook em construção premium, maior energia para o processamento e os diferentes tamanhos de display em 13,5 e 15 polegadas.

Ainda segundo os rumores, falta pouco para conhecermos os novos Surface em edição para consumidores e equipados com Snapdragon — os aparelhos seriam apresentados a portas fechadas em 20 de maio antes de chegar às lojas. Novos vazamentos devem esclarecer melhor a situação dos dispositivos até lá.

Continua após a publicidade

Fonte: Windows Report