Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm lança Snapdragon 8cx e 7c+ Gen 3 para laptops com ganhos de até 85%

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Dezembro de 2021 às 20h00

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech
Tudo sobre Qualcomm

Seguindo os lançamentos do Snapdragon Tech Summit, a Qualcomm anunciou duas novidades para o mercado de notebooks com Windows On ARM: o Snapdragon 8cx Gen 3 e o Snapdragon 7c+ Gen 3. Enquanto o primeiro promete levar laptops premium a um novo patamar, o segundo pretende proporcionar alto desempenho com conectividade avançada para aparelhos mais básicos.

Snapdragon 8cx Gen 3 é até 85% melhor que antecessor

Primeiro processador para computadores Windows fabricado em 5 nm, o Snapdragon 8cx Gen 3 chega com promessa de apresentar desempenho até 85% superior em processamento, e performance em gráficos até 60% melhor quando comparado ao antecessor, graças a uma CPU repaginada e GPU Adreno reformulada.

Continua após a publicidade

Assim como a geração passada, o componente mantém a arquitetura híbrida, combinando núcleos de máxima performance com núcleos de baixo consumo, em vez de adotar apenas os de alto desempenho. Não foram divulgadas as especificações detalhadas do chip, mas sabe-se que novos núcleos foram utilizados e, de acordo com as promessas da Qualcomm, podem se tratar dos recentes Cortex-X2 e Cortex-A510.

A empresa afirma que os núcleos de máxima performance aumentam o desempenho single-core em 40%, enquanto os ganhos em multi-core são os responsáveis pelo salto de 85%. Além disso, os núcleos de baixo consumo seriam tão potentes quanto os Cortex-A76 de alto desempenho equipados no Snapdragon 8cx Gen 2.

Continua após a publicidade

Mesmo com os ganhos, a eficiência não teria sido deixada de lado e, na verdade, teria aumentado substancialmente. A Qualcomm garante que laptops equipados com o 8cx Gen 3 podem oferecer autonomia de até 25 horas, ou múltiplos dias de uso combinado.

Como resultado, a performance por Watt da solução seria até 60% melhor que a do concorrente direto baseado na arquitetura x86 — o rival em questão não foi explicitamente citado, mas é possível que se trate de um dos chips IntelTiger Lake para ultrabooks. Resta saber se a plataforma terá fôlego para encarar o Apple M1, ou se ainda se manterá muito atrás das tecnologias da gigante de Cupertino como no passado.

Conectividade com 5G mmWave e Wi-Fi 6E

Como integrante da iniciativa Always Connected PCs (ACPC), o 8cx Gen 3 traz recursos robustos de conectividade, com opções para atender às mais variadas propostas das fabricantes. O chip pode ser configurado com os modems Snapdragon X62, com suporte a redes 5G com transferências de até 4,4 Gbps, Snapdragon X55, com 5G em velocidades que atingem 7,5 Gbps, ou ainda o mais recente Snapdragon X65, que proporciona 5G de até 10 Gbps.

Continua após a publicidade

Para redes sem fio, a plataforma emprega o conjunto Qualcomm FastConnect 6900, contando com suporte a redes Wi-Fi 6 e 6E com velocidades de até 3,6 Gbps, bem como Bluetooth 5.1. Fora isso, há suporte à tecnologia Wi-Fi Dual Station, que utiliza sinal das frequências de 2,4 GHz e 5 GHz (ou 6 GHz quando disponível) simultaneamente, para reduzir drasticamente a latência.

Áudio e vídeo de alta qualidade

O novo chipset da Qualcomm é equipado com a próxima geração do processador de sinal de imagem (ISP) Spectra da marca, contando com suporte a até 4 câmeras de 24 MP, captação em 4K com HDR e o algoritmo 3A — Auto focus (foco automático), Auto white balance (balanço de branco automático) e Auto exposure (exposição automática) — que trabalham com apps como Microsoft Teams e Zoom para manter a qualidade de imagem independente do ambiente.

Continua após a publicidade

Para som, o Snapdragon 8cx Gen 3 emprega IA para aplicação de cancelamento de ecos e supressão de ruídos, que garantem tornar a voz do usuário mais clara, sem reverberações, enquanto eliminam sons de fundo que possam atrapalhar as videoconferências. Há também presença de som surround virtual, para maior imersão, e compatibilidade com áudio Hi-Fi de alta fidelidade.

Inteligência Artificial e múltiplas camadas de segurança

Desempenho em Inteligência Artificial foi um dos focos com o Snapdragon 8cx Gen 3, que oferece mais de 29 TOPs de processamento de IA, número de cálculos três vezes maior que o da geração anterior. Na prática, a solução promete não apenas aprimorar funções do uso cotidiano, incluindo detecção de rostos e cancelamento de ruído, como também possibilitar novas experiências e turbinar a segurança.

Continua após a publicidade

A nova plataforma também recebeu bastante ênfase na proteção dos usuários, incorporando diversas camadas de segurança. Além de boot seguro a nível de hardware, o chip tem suporte nativo a reconhecimento facial com Windows Hello, suporta encriptação de memória em tempo real e adota frameworks de Zero Trust, que utilizam mais sensores e monitoramento de saúde para fortalecer a biometria.

Outra novidade pensada especialmente para ambientes corporativos e educacionais está na Unidade de Processamento de Segurança (SPU) da Qualcomm, que implementa o chip Microsoft Pluton anunciado no final do ano passado, para manter encriptados e em segurança dados sensíveis como credenciais, dados pessoais e chaves de criptografia diretamente no chipset.

Snapdragon 7c+ Gen 3 turbina novos laptops de entrada

Continua após a publicidade

Mais modesto, e anunciado de maneira tímida, o Snapdragon 7c+ Gen 3 é a nova adição da Qualcomm para notebooks mais básicos. Apesar do foco no mercado de entrada, a plataforma oferece ganhos substanciais de desempenho quando comparado ao Snapdragon 7c Gen 2, enquanto engloba diversos novos recursos.

O chipset é fabricado com litografia de 6 nm e promete poder de processamento 60% superior e desempenho gráfico 70% melhor em comparação à geração anterior. Além disso, o componente entrega conectividade encorpada com o conjunto Qualcomm FastConnect 6700, com Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6 e 6E em velocidades de até 2,9 Gbps, e o modem Snapdragon X53, para redes 5G com taxas de transferência de até 3,7 Gbps.

A solução também é acompanhada da Qualcomm AI Engine, com 6,5 TOPs de processamento de Inteligência Artificial, que prometem oferecer boas experiências baseadas em IA apesar da performance modesta. Os primeiros notebooks equipados com os novos Snapdragon 8cx e 7c+ Gen 3 estão previstos para estrear ainda na primeira metade de 2022.

Continua após a publicidade

O Editor Wallace Moté viajou ao Hawaii a convite da Qualcomm para cobrir o Snapdragon Tech Summit.