Windows 11 terá "Explorador de IA" para vasculhar o PC, diz site
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft deve lançar um “Explorador de IA” potente e capaz de analisar todos os apps do Windows 11, de acordo com o site Windows Central. A novidade faria parte do lançamento da nova geração de tablets e notebooks da linha Surface, com anúncio oficial previsto para o final do mês, os quais devem ser lançados como os primeiros “PCs de IA” da empresa.
- Windows 11 Moment 5 chega com novidade no Copilot e mais IA
- DirectSR da Microsoft facilitará integração do DLSS, FSR e XeSS
Fontes ouvidas pela reportagem original apontam que o “AI Explorer”, como é chamado internamente, seria um divisor de águas entre os PCs com foco em IA e modelos antecessores. A ferramenta é descrita como um “Copilot avançado”, capaz de facilitar pesquisas para tudo o que a pessoa abriu ou consumiu no PC, além de acessar os apps instalados.
Possíveis funções do AI Explorer
O assistente conseguiria responder a qualquer comando feito com linguagem natural e vasculhar nas informações do PC para oferecer uma resposta, além de mostrar sugestões durante a navegação entre apps.
Um dos exemplos é o prompt “Encontre a lista de restaurantes que a Jenna disse que gostou”, que traria as informações da conversa exata em que a pessoa mencionou tais locais num mensageiro. Outro é “encontre aquela coisa sobre dinossauros”, um comando mais vago, porém que traria todos os resultados possíveis sobre dinossauros: fotos, arquivos, textos e por aí vai.
A IA seria capaz de identificar o contexto e oferecer comandos com base no que o usuário acessa. Ao abrir uma foto, por exemplo, a ferramenta pode sugerir um botão para editar a imagem e remover o fundo com a ajuda do Fotos. É claro que o acesso a todos os apps e arquivos pode levantar algumas preocupações com relação à privacidade, mas ainda não existem informações sobre como seria o gerenciamento desses dados.
É provável que o assistente seja lançado junto com a grande atualização 24H2 do Windows 11, mas ainda não é possível confirmar que ela chegaria a todos os computadores devido às configurações de hardware. Vale reforçar que as informações são apenas rumores e não foram confirmadas pela Microsoft até o momento.
IA no Surface
É necessário aguardar o lançamento dos novos Surface Pro e Surface Laptop, mas a expectativa é de que a Gigante de Redmond apresente um grande leque de recursos feitos por IA. Os computadores provavelmente devem chegar com a tecla dedicada a abrir o Copilot no teclado, já anunciada pela empresa, e mais novidades devem surgir com relação ao software.
Rumores indicam que os novos dispositivos vão rodar o Copilot localmente e devem incluir uma ferramenta de legendas e tradução em tempo real, melhorias no Windows Studio Effect e opções para fazer upscaling de resolução e melhorar a taxa de quadros em jogos. É provável que o anúncio dos modelos ocorra no dia 21 de março.
O mercado de celulares já embarcou no segmento de aparelhos com foco em IA, como durante o lançamento da linha Samsung Galaxy S24, e as novidades da Microsoft representariam o primeiro avanço nesse sentido nos computadores.
Fonte: Windows Central