Publicidade

Lenovo trará ThinkPad X1 Fold Gen 2 ao Brasil nos 30 anos da linha

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Outubro de 2022 às 17h25

Link copiado!

Lenovo
Lenovo
Tudo sobre Lenovo

A Lenovo realizou nesta quinta-feira (13) evento para comemorar os 30 anos da linha ThinkPad, renomada família de laptops empresariais da companhia. Como parte das celebrações, a gigante confirmou algumas das novidades que serão trazidas ao Brasil nos próximos meses, com destaque para o ThinkPad X1 Fold Gen 2, segundo notebook de tela dobrável da fabricante.

ThinkPad X1 Fold Gen 2 chegará ao Brasil

Principal destaque dos anúncios, o Lenovo ThinkPad X1 Fold Gen 2 é a segunda geração do notebook de tela dobrável da companhia, trazendo melhorias drásticas frente ao antecessor. O dispositivo embarca processadores Intel Alder Lake-U de 12ª geração, em opções até o Core i7 1260U, de 10 núcleos e 12 threads (2 P-Cores + 8 E-Cores) rodando a até 4,7 GHz, acompanhados de até 32 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento SSD PCIe 4.0.

Continua após a publicidade

Maior diferencial do aparelho, o display dobrável adota um painel OLED de 16,3 polegadas com resolução de 2560 × 2024 pixels, em proporção 4:3 e taxa de 60 Hz. O formato peculiar é pensado para permitir o uso confortável quando o laptop está semidobrado, para que a tela apresente 12 polegadas e proporção 3:2. Complementando as cores e o contraste forte, há pico de brilho de 600 nits e suporte a HDR com Dolby Vision, além de compatibilidade com toque e canetas stylus.

A construção é outro aspecto a receber atenção no modelo, que trocou o acabamento em couro que escondia a dobradiça da primeira geração, por um visual mais limpo com dobradiça exposta, tecido composto de plástico reciclado e metal. O X1 Fold Gen 2 também se destaca por curvar a tela em formato de gota, impedindo que um vinco se forme no display e que haja uma abertura quando o dispositivo está fechado.

Continua após a publicidade

Além disso, o teclado Bluetooth que acompanha o dobrável deixou de carregar via conexão sem fio, mas está mais encorpado e promete melhor conforto. O acessório está maior, traz de volta o icônico trackpoint vermelho, emprega um trackpad com resposta háptica, sem mecanismos físicos, e conta com uma nova base que possibilita usar o notebook na vertical.

Na bateria, o aparelho oferece 48 Wh por padrão, com carregamento rápido de 65 W, enquanto um upgrade possibilita ao usuário ter acesso a uma célula adicional de 16 Wh para totalizar 64 Wh — é importante destacar que a Lenovo não informou se disponibilizará a opção de carga extra no Brasil.

No mais, o ThinkPad dobrável conta com certificação militar MIL-STD-810H de resistência, duas portas Thunderbolt 4, conexão USB-C 3.2 Gen 2 (10 Gbps), webcam de 5 MP com infravermelho para reconhecimento facial 3D e Intel Visual Sensing Controller (VSC), que garante o desbloqueio independente da orientação, leitor de digitais no teclado, entrada para nano SIM com suporte opcional a 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2 e Windows 11 Home ou Pro.

Continua após a publicidade

ThinkPad X1 Carbon ganha edição de 30 anos

Um dos modelos mais premium da linha, o ThinkPad X1 Carbon de 10ª geração foi o escolhido para receber a edição especial de 30 anos da família, que também chegará ao Brasil em tiragem limitada. O dispositivo vem equipado com processadores Intel de 12ª geração até o Core i5 1240P, até 32 GB de RAM LPDDR5-5200 soldada e até 2 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0.

Na tela, o ultrabook conta com display em versões com e sem toque, munido de painel IPS LCD, resolução Full HD+ de 1920 x 1200 pixels em proporção 16:10, taxa de atualização de 60 Hz, brilho de 400 nits e 100% de cobertura da gama de cores sRGB. Há ainda uma opção em OLED com resolução 2,8K, mas não há confirmação se essa variante será trazida ao Brasil.

Continua após a publicidade

Outros destaques incluem bateria de 57 Wh com recarga de 65 W, webcam Full HD com reconhecimento facial 3D, som quad estéreo com Dolby Atmos, certificação MIL-STD-810H, selos Intel Evo e vPro, duas portas Thunderbolt 4, duas portas USB-A 3.2 Gen 1 (5 Gbps), conector P2, HDMI 2.0b, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, 5G opcional, NFC, leitor de digitais e sistemas operacionais Windows 11 Pro, Ubuntu e Fedora.

A edição especial de 30 anos apresenta uma série de características únicas, a começar pela embalagem biodegradável, composta de fibra de bambu com cana-de-açúcar e enfeitada pelo logo de 30 anos. No interior, há panfletos que narram a história da família ThinkPad, bem como três trackpoints adicionais em vermelho, verde e azul, para possibilitar a customização. Por fim, no notebook, o logo ThinkPad está colorido.

O modelo de colecionador terá apenas 5 mil unidades produzidas e vendidas em países selecionados, estando o Brasil entre eles.

ThinkPad X13s com Snapdragon estreia no país

Continua após a publicidade

Apesar da atual situação conturbada do ecossistema de apps do Windows On ARM, a Lenovo foi uma das primeiras fabricantes a apostar na plataforma neste ano com o ThinkPad X13s, que estreou o Snapdragon 8cx Gen 3. Mais recente chipset da Qualcomm para notebooks, o componente promete saltos expressivos de desempenho, chegando próximo a um Intel Core i7 1165G7, segundo benchmarks.

Prometendo "uma experiência de smartphone" em termos de autonomia de bateria e conectividade contínua, o dispositivo seria o primeiro notebook do mercado brasileiro a contar com conexão 5G, trazendo ainda até 32 GB de RAM LPDDR4X-4266 e até 1 TB de armazenamento SSD PCIe 4.0.

Bastante compacto, o lançamento traz tela IPS LCD de 13,3 polegadas em proporção 16:10, com resolução Full HD+ de 1920 x 1200 pixels, 100% de cobertura da gama de cores sRGB e touchscreen opcional. Há também sistema de som estéreo com tecnologia Dolby e webcam Full HD com reconhecimento facial 3D.

Continua após a publicidade

Destaque do modelo, a bateria tem capacidade de 49,5 Wh, prometendo entregar até 28 horas de autonomia, número impressionante possibilitado pelo chip ARM. O carregamento rápido da marca é suportado, com potência máxima de 65 W.

Completa a ficha técnica a construção em liga de magnésio reciclada, duas portas USB-C 3.2 Gen 2 (10 Gbps), conector P2 para fones de ouvido e microfone, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.1, chip de segurança dedicado Microsoft Pluton, leitor de digitais e Windows 11 Home ou Pro em versão ARM.

ThinkPad Z13 e Z16 são ofertas premium com AMD

Continua após a publicidade

Revelados durante a CES, os novos Lenovo ThinkPad Z13 e Z16 estrearam com duas missões: fortalecer os esforços de sustentabilidade da empresa, e experimentar com designs diferenciados, em uma tentativa de imaginar o futuro da família ThinkPad.

Mais simples dos dois, ainda que não menos premium, o ThinkPad Z13 traz o exclusivo AMD Ryzen 7 PRO 6860Z, versão do Ryzen 7 PRO 6850U otimizado especificamente para o laptop da Lenovo. Acompanham a CPU até 32 GB de RAM LPDDR5, até 1 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0 e bateria de 50 Wh.

A tela de 13,3 polegadas em proporção 16:10 possui duas opções: IPS LCD Full HD+ de 1920 x 1200 pixels ou OLED Quad HD+ de 2560 x 1600 pixels com sensibilidade ao toque, ambas operando a 60 Hz e compatíveis com HDR via Dolby Vision.

Continua após a publicidade

No visual, o ThinkPad Z13 possui laterais retas e dois principais destaques: o teclado que se estende de uma lateral a outra, similar ao do rival Dell XPS 13 Plus, e a tampa revestida com tecido sintético que imita couro. O usuário pode ainda adquirir o aparelho com tampa em metal nas cores prata ou preto.

Por ser compacto, o ultrabook sacrifica as opções de conectividade física, apresentando apenas uma porta P2 para fones de ouvido e microfone, e duas portas USB-C. A boa notícia é que o modelo emprega protocolo USB 4, entregando alta velocidade e compatibilidade com Thunderbolt 3.

Com espaço para componentes mais potentes, o ThinkPad Z16 é o mais poderoso da série, contando com processadores AMD Ryzen PRO 6000H, até o Ryzen 9 PRO 6950H, e gráficos dedicados AMD Radeon RX 6500M, utilizando a suíte de recursos da AMD para garantir performance melhor otimizada e maior integração entre CPU e GPU.

Continua após a publicidade

A novidade também oferece até 32 GB de RAM LPDDR5-6400 e traz até 2 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0, tela em opções IPS LCD com resolução de 1920 x 1200 pixels ou OLED de 2560 x 1600 pixels, brilho de 400 nits, sensibilidade ao toque e HDR com Dolby Vision, bem como bateria de 70 Wh, três portas USB 4, conector P2, leitor de cartões SD e construção em alumínio reciclado na cor prata.

Os dois lançamentos contam ainda com algumas similaridades, incluindo som estéreo com Dolby Atmos e cancelamento de ruído por IA com Dolby Voice, conectividade Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, 4G LTE, webcam Full HD com biometria por infravermelho e pixels maiores de 1,4 micrômetros, e trackpad háptico.

ThinkSystem também comemora 30 anos

Continua após a publicidade

A família ThinkPad não foi a única a fazer aniversário neste ano — as soluções de data center da Lenovo, conhecidas por ThinkSystem, também chegam aos 30 anos em 2022. Aproveitando a ocasião, a gigante revelou que renovará por completo seu portfólio para servidores.

Segundo a empresa, serão ao menos 50 novidades no total, completamente novas ou ao menos aprimoradas, combinando processadores AMD EPYC e Intel Xeon com GPUs AMD Instinct e Nvidia. O conjunto de software, serviços e soluções dedicadas também será atualizado, com destaque para o oferecimento de infraestrutura e gerenciamento como serviço.

A companhia promete ainda segurança aprimorada pelo ThinkShield Security no pacote de Soluções de Infraestrutura V3, reduções significativas na emissão de CO2 com melhor gerenciamento de recursos através do serviço TruScale, que evita excessos, e ganhos substanciais de eficiência energética com o Neptune, a tecnologia de resfriamento líquido para servidores da Lenovo.

Preço e disponibilidade

Os novos dispositivos da família ThinkPad chegam ao Brasil nos próximos meses, com os seguintes preços e previsões de lançamento:

  • ThinkPad X1 Fold Gen 2 — estreia em fevereiro de 2023, preço não divulgado
  • ThinkPad X1 Carbon Edição 30 Anos — já disponível a partir de R$ 15.999,99
  • ThinkPad X13s — estreia em 2022, preço não divulgado
  • ThinkPad Z16 — estreia em dezembro de 2022, preço não divulgado
  • ThinkPad Z13 — estreia em dezembro de 2022, preços a partir de R$ 13.999,99