Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dell XPS 13 Plus chega ao Brasil como experiência ultrapremium renovada

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Agosto de 2022 às 18h20

Link copiado!

Dell
Dell

A Dell trouxe ao Brasil nesta terça-feira (2) o novo XPS 13 Plus, modelo premium do renomado ultrabook da marca, agora equipado com processadores Intel Alder Lake de 12ª geração e recursos que prometem oferecer uma experiência única, como o trackpad infinito. A empresa anunciou ainda uma nova geração do Inspiron 13, que chama atenção por trazer recursos até então vistos apenas nas famílias mais avançadas da marca.

XPS 13 Plus é experiência ultrapremium renovada

Anunciado originalmente em janeiro, durante a CES 2022, o Dell XPS 13 Plus reimagina o conceito de ultrabook premium da marca não apenas ao turbinar as configurações de processamento, como ainda por renovar o design interno e implementar recursos avançados em áreas como o trackpad.

Continua após a publicidade

O aparelho chega ao mercado brasileiro em versões com os novos Intel Core i5 1240P, de 12 núcleos e 16 threads (4 P-Cores + 8 E-Cores) rodando a até 4,4 GHz, e Core i7 1260P, também de 12 núcleos e 16 threads (4 P-Cores + 8 E-Cores) operando a até 4,7 GHz, ambos com consumo na faixa dos 28 W — um salto significativo em comparação aos 15 W do XPS 13 tradicional.

Para oferecer esse aumento e entregar a performance que os chips são capazes de atingir, a Dell redesenhou o sistema de refrigeração, possibilitando que o fluxo de ar fosse aprimorado em impressionantes 55%. O projeto também impactou o visual, parte das principais novidades do modelo.

Além de um teclado embutido com teclas maiores que ocupa o deck de ponta a ponta, a área interna do notebook apresenta um display 16:10 praticamente sem bordas e um trackpad infinito, sem demarcações. A área utiliza múltiplos motores piezoelétricos, que apresentam um feedback háptico preciso, para simular o clique. Na ocasião da falha de um deles, o restante é capaz de se manter funcionando normalmente.

Continua após a publicidade

As teclas de funções também tiveram de ser abandonadas, para liberar mais espaço interno, e acabaram sendo substituídas por um painel de teclas capacitivas com retroiluminação. Mesmo com as mudanças, o notebook continua bastante fino e compacto, e traz o tradicional design em alumínio em peça única da linha no exterior.

Completando o conjunto de processamento, o XPS 13 Plus embarca até 32 GB de RAM LPDDR5-5200 soldada e 1 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0 com possibilidade de expansão, contando com GPU integrada Intel Iris Xe para processamento gráfico.

Na tela, o lançamento embarca três opções de painéis IPS LCD de 13,4 polegadas: Full HD+ sem sensibilidade ao toque, e Quad HD+ ou 4K+ com sensibilidade ao toque. Todos trazem taxa de atualização de 60 Hz, brilho de 500 nits e suporte a reprodução de conteúdo em HDR com Dolby Vision.

Continua após a publicidade

Como parte da proposta compacta, a conectividade é ligeiramente menos robusta, ainda que bastante variada, contando com Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2 e duas portas Thunderbolt 4 — há adaptadores USB-C para USB-A e conector P2 para compensar essas "limitações".

No mais, o Dell XPS 13 Plus traz leitor de digitais no botão de energia, webcam HD com biometria via Windows Hello, bateria de 55 Wh, sensor de luminosidade ambiente para controlar o brilho do teclado (que está adaptado para o formato ABNT2 com Ç) e Windows 11, ou Ubuntu 20.04 na Developer Edition.

Novo Inspiron 13 é modelo mais avançado da linha

A Dell aproveitou a ocasião para trazer outra novidade ao país — a nova geração do Inspiron 13. Voltado para consumidores que prezam por uma experiência completa de desempenho e autonomia em um pacote menos avançado, bem como para o público empresarial, a novidade embarca uma série de recursos premium vindos da linha XPS.

Continua após a publicidade

O processamento é bastante similar ao do XPS 13 Plus, chegando em versões com chips Intel Core i5 1240P ou Core i7 1260P, mas por aqui acompanhados de até 16 GB de RAM LPDDR5-4800 e 256 GB ou 512 GB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0, com possibilidade de upgrades.

Construído em metal, o chassi está mais fino e lembra bastante os notebooks mais premium da marca, enquanto o teclado segue modesto, mas aprimorado e posicionado por todo o deck, indo de ponta a ponta. As melhorias foram significativas o suficiente para fazer com que o Inspiron 13 assumisse o posto do antigo XPS 13 tradicional, enquanto o XPS 13 Plus será oferecido como uma solução ultrapremium.

Um dos principais destaques, a tela IPS LCD de 13,3 polegadas quase não apresenta bordas e traz proporção 16:10, com resolução Full HD+, brilho de 300 nits e suporte a reprodução de conteúdo em HDR com Dolby Vision, recurso inédito na família Inspiron.

Continua após a publicidade

Em conectividade, o dispositivo embarca Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, duas portas Thunderbolt 4, porta USB-A 3.2 Gen 1 e conector P2 para fones de ouvido e microfone. Fora isso, há webcam Full HD com bloqueio físico, som estéreo, teclas no padrão brasileiro ABNT2 com "Ç" e Windows 11 Home.

Preço e disponibilidade

O Dell XPS 13 Plus está disponível a partir de hoje (2) no site oficial da Dell, com preços que partem dos R$ 10.599. Já o novo Inspiron 13 2022 está previsto para chegar às lojas brasileiras na próxima terça-feira, 9 de agosto, por valores que iniciam em R$ 6.599.

Continua após a publicidade

Vale destacar que as novidades serão fabricadas nacionalmente pela gigante, e que as gerações passadas sairão de linha para dar lugar aos lançamentos.