Publicidade

IFA 2022 | Lenovo ThinkPad X1 Fold Gen 2 traz tela dobrável maior e melhor

Por| Editado por Wallace Moté | 01 de Setembro de 2022 às 08h59

Link copiado!

Lenovo
Lenovo
Tudo sobre Lenovo

Durante conferência na IFA 2022, a Lenovo revelou nesta quinta-feira (1) o ThinkPad X1 Fold Gen 2, segunda geração do notebook dobrável da companhia. A novidade estreia trazendo inúmeras melhorias frente ao antecessor, incluindo processamento mais potente, tela maior, design renovado com construção mais resistente e teclado e base magnéticos pensados para ampliar as possibilidades de uso.

O novo X1 Fold estreia equipado com processadores Intel Alder Lake-U9 de 12ª geração, em modelos com Core i5 e Core i7 — uma das maiores evoluções frente à primeira geração, que contava apenas com um Core i5 L16G7, de 5 núcleos (1 P-Core de alto desempenho + 4 E-Cores de alta eficiência) e consumo estabelecido em 7 W. O antigo processador foi um dos pontos criticados no primeiro dobrável da empresa, pelo desempenho abaixo do esperado.

Continua após a publicidade

Os chips Alder Lake-U9 prometem corrigir isso ao entregar 10 núcleos (2 P-Cores + 8 E-Cores), operando com consumo maior de 9 W. Acompanhando as CPUs estão até 32 GB de RAM LPDDR5 e até 1 TB de armazenamento SSD PCIe 4.0 — não está claro se o aparelho utiliza o formato M.2, permitindo a expansão. Principal diferencial do aparelho, a tela cresceu de 13,3 polegadas para 16,3 polegadas, com resolução de 2560 × 2024 pixels em proporção 4:3 e taxa de 60 Hz.

A proporção mais quadrada é utilizada para garantir uma boa experiência mesmo semidobrado, em formato de notebook tradicional, quando o display apresenta 12 polegadas e proporção 3:2. O painel tem pico de brilho de 600 nits e suporta HDR com Dolby Vision, além de ser compatível com toque e canetas stylus. Complementa a experiência o sistema de som de três speakers com Dolby Atmos, dos quais dois estão sempre ativos para garantir som estéreo.

Mudanças consideráveis foram implementadas na construção do ThinkPad X1 Fold, que abandona o acabamento em couro em favor de tecido composto de plástico reciclável, estrutura em metal e dobradiça exposta, muito similar ao de celulares da linha Galaxy Z da Samsung. No entanto, há uma vantagem por aqui: a Lenovo conseguiu eliminar o espaço gerado pelo painel dobrado quase por completo.

Continua após a publicidade

O acessório de teclado também foi retrabalhado, estando maior, trazendo de volta o trackpoint vermelho tradicional da linha ThinkPad e adotando um trackpad háptico, sem clique físico. A gigante preparou ainda um segundo acessório — uma base que não apenas possibilita posicionar o X1 Fold Gen 2 na horizontal, como também na vertical, dando mais liberdade ao usuário. Combinados, laptop dobrável e os complementos pesam 1,9 kg.

Outra característica curiosa está na bateria: por padrão, o aparelho conta com 48 Wh de capacidade, mas o consumidor pode optar por expandi-la adicionando mais 16 Wh em uma das metades desocupadas. Para recarga, o sistema utiliza uma fonte de 65 W, com suporte a carregamento rápido.

No mais, o lançamento embarca certificação militar MIL-STD-810H de resistência, duas portas Thunderbolt 4, conexão USB-C 3.2 Gen 2, webcam de 5 MP com infravermelho para reconhecimento facial 3D e Intel Visual Sensing Controller (VSC), que garante o desbloqueio independente da orientação, leitor de digitais no teclado, entrada para nano SIM com suporte opcional a 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2 e Windows 11 Home ou Pro.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

O Lenovo ThinkPad X1 Fold Gen 2 estreia nos EUA em novembro deste ano, com preço sugerido de US$ 2.499 (~R$ 12.960) — mesmo valor da geração anterior. Não há informações de disponibilidade no Brasil.

Fonte: Lenovo