Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dell Inspiron 14 2023 é primeiro notebook da marca com chip Snapdragon

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Março de 2023 às 16h55

Link copiado!

Reprodução/Dell
Reprodução/Dell
Tudo sobre Dell

Sem alarde, a Dell revelou nesta terça-feira (14) a nova geração do Inspiron 14, laptop portátil para uso cotidiano da gigante. A novidade se destaca por ser o primeiro notebook da companhia a contar com um processador Snapdragon, marcando a estreia da Dell no mundo do Windows On ARM com promessa de enorme autonomia de bateria, podendo ser uma opção interessante para estudantes e usuários que trabalham online ou em documentos.

A apresentação do novo Inspiron 14 foi feita pela própria Qualcomm, no Twitter oficial da linha Snapdragon, e destaca não apenas a presença do processador da família 8cx, como também a bateria, que deve ser um dos pontos mais fortes da novidade. A promessa é que o laptop fornece até 16 horas de autonomia em reprodução de vídeo em alta definição, número bastante impressionante quando consideramos que modelos Windows com chips AMD e Intel costumam entregar de 8 a 10 horas de uso.

Continua após a publicidade

Dito isso, é importante aguardar por testes da mídia especializada para termos certeza de que esses números são atingidos, ainda que dispositivos com Snapdragon tenham fama de apresentar excelente bateria. Diante do anúncio tímido, a página oficial do aparelho no site da Dell não traz muitas informações sobre o lançamento, dando maior destaque à presença do processador da Qualcomm.

Com o que já está no ar, sabe-se que o Inspiron 14 2023 traz o chipset Snapdragon 8cx Gen 2, flagship da geração anterior também presente em laptops como o Samsung Galaxy Book Go e o Acer Spin 7. A má notícia é que esse componente é significativamente mais lento que o seu sucessor, o 8cx Gen 3, já utilizado em aparelhos como o ThinkPad X13s da Lenovo. Ainda assim, a plataforma deve entregar bom desempenho para estudantes e usuários que trabalham com tarefas mais básicas.

Sua tela tem 14 polegadas, resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e painel LED com tecnologia antirreflexo, não estando disponível até o momento outras opções de displays como com touchscreen ou tecnologia OLED. O teclado não possui retroiluminação, e ele está disponível apenas na cor prata. 

Continua após a publicidade

Graças ao DNA de celular, o resfriamento é passivo, não possuindo ventoinhas e consequentemente oferecendo uma operação silenciosa. Além disso, em virtude da Unidade de Processamento Neural (NPU) avançada, o lançamento possui otimizações específicas para recursos que empregam Inteligência Artificial, como o cancelamento de ruído e o efeito de fundo borrado aplicado em chamadas de vídeo.

Curiosamente, as notas de rodapé usadas para explicar as condições dos testes internos de bateria entregam mais alguns aspectos da ficha técnica: o novo Inspiron 14 deve ser embarcado com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento SSD, acompanhados dos gráficos integrados Adreno 690. Já a célula de bateria seria relativamente pequena, com 40 Wh, mas a alta eficiência do processamento compensaria a capacidade limitada.

Na página, há mais um detalhe ainda mais interessante: a Dell se refere ao processador como Snapdragon 8cx Gen 2 for Inspiron 14, de maneira similar ao Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy usado exclusivamente pela Samsung na família Galaxy S23. Isso sugere que algumas otimizações específicas para o laptop podem ter sido implementadas, mas é cedo para confirmar isso considerando a escassez de informações.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

O novo Inspiron 14 com Snapdragon 8cx Gen 2 está disponível para venda no site da Dell para os Estados Unidos pelo valor de 499,99 dólares (cerca de R$ 2.620 em conversão direta), em versão única com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento via SSD. Ainda não há informações sobre preço e disponibilidade no Brasil.

Fonte: Dell