Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge ganha modo de desempenho avançado para seguir em busca do Chrome

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Abril de 2021 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

A Microsoft tem trabalhado com afinco para elevar cada vez mais o patamar de qualidade do Microsoft Edge. Agora, a companhia trará um novo “modo de desempenho”, que promete, entre outras coisas, otimizar a velocidade, capacidade de resposta, memória, CPU e uso da bateria de celulares. O navegador também apresentou melhorias exclusivas para usuários do iOS.

O "modo de desempenho" tem relação com o novo recurso chamado Sleeping Tabs, anunciado no início de março que coloca em suspensão as abas não usadas nas últimas duas horas. As guias inativas continuam abertas, mas reduzem o processamento e o consumo de memória RAM da máquina, ao direcioná-los apenas para as que estão em uso. Os testes realizados mostraram redução de quase 300 MB no uso de memória quando as guias adormecidas estavam ativadas.

Continua após a publicidade

Se você ativar o modo de desempenho, o tempo limite das guias para dormir será reajustado para apenas cinco minutos. Esse menor tempo para suspender as abas deve ter impacto ainda mais positivo na economia de bateria de usuários de notebooks e de celulares, já que os navegadores costumam ser vilões do consumo. Com menos uso de processamento e memória, é natural que o dispositivo precise de menos energia para funcionar.

Por enquanto, essa novidade está liberada apenas para o Edge Canary (Versão 91.0.856.0), o aplicativo de testes da empresa. Ela pode ser ativado na barra de experimentos do app ou ao usar o seguinte código: --enable-features = msPerformanceModeToggle. Se tudo der certo, é capaz do modo de desempenho desembarcar em breve para todos os usuários.

Sincronização de abas no iOS

Continua após a publicidade

Para usuários do iOS, o Edge recebeu uma atualização exclusiva que permite sincronizar guias abertas e histórico com outros dispositivos. Este recurso estava em teste há algum tempo e já funciona em outras plataformas, mas agora está disponível para todos. A atualização também adiciona a opção de definir o Edge como navegador padrão no iOS 14.

A opção de sincronizar as guias abertas e o histórico entre os dispositivos deve proporcionar uma experiência contínua e mais fluida, que permitirá começar a navegação no celular e terminá-la no PC com Windows ou notebook rodando o ChromeOS, por exemplo.

A empresa também corrigiu vários bugs e trouxe melhorias de desempenho do Edge no iPhone e iPad. A missão é garantir uma navegabilidade melhor do que o principal corrente: o Safari, da Apple, que é o navegador favorito dos usuários de celular e tablets da Maçã.

O que acha das novidades do Edge? O navegador da Microsoft tem apresentado novidades que inspiram sua confiança? Deixe sua opinião.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft, Windows Central