Facebook se junta à Epic Games em batalha judicial contra a Apple

Por Ramon de Souza | 16 de Dezembro de 2020 às 21h40
Brett Jordan

Você se lembra do embate jurídico entre a Apple e a Epic Games, desenvolvedora de Fortnite? Pois bem: ninguém chamou, mas o Facebook resolveu entrar na treta, apoiando a criadora de jogos eletrônicos nessa batalha judicial. Segundo a rede social, ela simplesmente “ajudará” a Epic em um confronto contra “o comportamento anticompetitivo” da Maçã, oferecendo materiais e documentos.

Embora o posicionamento da companhia de Mark Zuckerberg possa parecer legítimo, a verdade é que a marca, possivelmente, só resolveu tomar tal atitude para engrossar sua competição com o império de Tim Cook. Em um comunicado publicado em seu blog oficial nesta quarta-feira (16), o Facebook aumenta o tom de suas críticas contra as novas políticas do iOS 14 que limitarão o uso de dados pessoais para publicidade direcionada.

“O Facebook está defendendo as pequenas empresas. A nova política do iOS 14 da Apple terá um impacto prejudicial em muitas pequenas empresas que estão lutando para se manter à tona e na internet gratuita da qual todos nós dependemos mais do que nunca”, afirma Dan Levy, vice-presidente de anúncios e produtos corporativos do Facebook. Segundo a rede social, essas políticas são “sobre lucros, e não privacidade”.

“Essas mudanças afetarão diretamente a sua capacidade de usar seus orçamentos de publicidade de forma eficiente e eficaz. Nossos estudos mostram que, sem anúncios personalizados movidos por seus próprios dados, as pequenas empresas poderiam ter um corte de mais de 60% nas vendas de anúncios em um site. Não prevemos que as alterações propostas no iOS 14 causem uma perda total de personalização, mas sim um movimento nessa direção a longo prazo”, continua Dan.

Falando especificamente do caso Fortnite, o executivo afirma: “O Facebook está comprometido em fornecer informações relevantes no litígio da Epic Games sobre como as políticas da Apple impactaram negativamente o Facebook e as pessoas e empresas que usam nossos serviços. O Facebook concorda que é fundamental para o tribunal entender as implicações mais amplas das políticas injustas que a Apple impõe aos desenvolvedores de iOS, entre muitos outros negócios”.

O sistema App Track Transparency (ATT) deveria ter sido inaugurado junto com o iOS 14, mas foi postergado para 2021 — a partir do momento em que ele entrar em vigor, os aplicativos serão obrigados a pedir a permissão do usuário para usar seus dados pessoais para fins publicitários. Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Maçã, garantiu que os softwares que não cumprirem tal regra serão removidos da App Store.

Fonte: The Wall Street Journal, Facebook

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