Apple vira a quarta maior empresa de games do mundo, impulsionada pela App Store
Por Thaís Augusto |
A Apple ultrapassou nomes peso-pesado como Nintendo, EA e Activision e se tornou a quarta maior empresa de games do mundo. É o que indica o novo relatório de mercado da Newzoo, que cobre o mundo dos games, divulgado nesta quarta-feira (19).
O resultado da Apple está diretamente relacionado à App Store e à receita gerada por aplicativos de games. De acordo com a Newzoo, a estimativa é de que a empresa tenha faturado US$ 9,4 bilhões a partir da venda de jogos pela App Store em 2018. O resultado representa uma alta de 32% em relação ao ano anterior.
Apesar de soar estranho em um primeiro momento, a Apple acabou virando uma gigante na indústria de jogos. Por outro lado, gamers ainda se recusam a adotar dispositivos da Apple para jogar online: os usuários, por exemplo, não recomendam o Mac como uma boa opção para ser usada como um computador gamer.
Ainda de acordo com o relatório da Newzoo, as empresas que mais geraram receitas com game são Tencent, Sony e Microsoft. Agora, a Apple ocupa o espaço que antes era da Activision, de Call of Duty.
A Google aparece em sexto lugar, a Netease em sétimo e a EA em oitavo. Nintendo e Bandai Namco completam o top 10. Já as marcas GTA, TakeTwo Interactive, Ubisoft, Warner Bros e KONAMI ficaram fora das primeiras colocações. O ranking da Newzoo reuniu 35 companhias.
Enquanto o faturamento da Apple ficou em menos de US$ 10 bilhões, a Tencent conseguiu receitas de US$ 19,7 bilhões e a Sony faturou US$ 14,2 bilhões. A Microsoft não faturou muito mais que a Apple: a companhia lucrou US$ 9,7 bilhões.
A estimativa da Newzoo é de que a Nintendo tenha ganho apenas US$ 4,2 bilhões, apesar do sucesso do Switch e de muitos games de primeira linha. Ainda assim, o faturamento representa um aumento de 36% em relação aos ganhos da companhia em 2017.
Jogos para celular garantem receita alta
Com a Tencent no topo da lista e a Apple, Google e Netease entre os dez primeiros colocados, não é surpresa que os games para smartphone apareçam como o maior segmento do setor. A expectativa é de que os aplicativos continuem ganhando mercado, gerando 45% da receita global de games neste ano.
Para 2019, a previsão da Newzoo é de que cada mais gamers de computadores migrem para os jogos móveis. Com o movimento, a receita de jogos para computador cairia em torno de 15%.
Nos próximos anos, o streaming de games também será uma forte tendência. Empresas como a Google e Microsoft preparam o serviço em nuvem que permite a usuários jogar sem a necessidade de um console. A Apple conduz projeto similar: o Arcade é um serviço de assinatura para iOS, Mac e Apple TV.
Fonte: Cult of Mac