18% dos PCs vendidos em 2024 terão IA embarcada
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |
Nova projeção de tendência de mercado sugere que cerca de 48 milhões de PCs com capacidade de IA embarcada serão vendidos em 2024. O valor correspondente a 18% do total de vendas esperado para o ano, com tendência de salto para 100 milhões de unidades em 2025.
- Como a NPU da Intel e a IA podem te ajudar no dia a dia
- Como a Intel quer revolucionar os computadores com os AI PCs
Segundo a Canalys, as vendas de PCs com IA devem apresentar um crescimento anual de 44% nos próximos 4 anos, encerrando 2028 com aproximadamente 70% de representação de mercado.
Vale reforçar que os dados deixam de fora o potencial latente de IA de GPUs dedicadas, com as placas GeForce RTX, por se tratarem de implementações diferentes de Inteligência Artificial.
PCs com IA x GPUs para IA
Apesar de toda GPU com arquitetura CUDA e Núcleos Tensor serem, potencialmente, aceleradores de IA, existe uma grande diferença de aplicações entre elas e as NPUs. No caso das placas de vídeo dedicadas, sua atuação se limita a softwares específicos para tarefas de inteligência artificial, preferencialmente os desenvolvidos para rodar nativamente em ecossistemas CUDA.
Já os PCs com Unidades de Processamento Neural, como os com processadores Intel Core Ultra e alguns modelos Ryzen 8000G, a IA age de forma mais ampla, otimizando também tarefas gerais. Ao utilizar aprendizado de máquina, elas possibilitam tanto realizar tarefas específicas de IA, como definir a alocação de instruções nos componentes mais eficientes para aquela tarefa, por exemplo.
Isso permite reduzir drasticamente o consumo de energia e melhorar o desempenho geral dos sistemas. Para realizar essas mesmas otimizações apenas com GPU seria necessária uma reestruturação do código de baixo nível dos PCs, algo bem pouco prático em larga escala.
Sendo assim, por mais que sistemas em placas de vídeo dedicadas GeForce RTX tenham capacidade para realizar tarefas de inteligência artificial, elas ficam restritas a softwares específicos, não se enquadrando como AI PCs.