CPUs Intel Core Ultra abrem com chave de ouro era dos AI PCs
Por Redação |
Os AI PCs estão entre nós, e a Intel inaugura com estilo a nova era com seus processadores Intel®️ Core™️ Ultra. Neste novo cenário, a IA sai da nuvem e chega a todas as áreas da vida dos usuários, seja no trabalho, no lazer ou afazeres domésticos, praticamente dando superpoderes para as pessoas cumprirem suas rotinas de forma mais eficiente, sobrando mais tempo para aproveitar com amigos e familiares.
Segundo um estudo do Boston Consulting Group, aproximadamente 80% dos PCs já terão recursos de IA embarcados até 2028. Contudo, a nova linha de notebooks equipados com processadores Core Ultra é, já em 2024, a melhor porta de entrada para essa realidade, com mais de 300 recursos acelerados por IA e mais de 100 fornecedores de softwares trabalhando para entregar aplicações e inovações otimizadas para os novos processadores.
O que é um AI PC?
Os PCs com IA — ou AI PCs — são computadores que já trazem integrado ao seu hardware a capacidade de realizar tarefas de Inteligência Artificial que, até então, só eram possíveis utilizando serviços online, e nem sempre gratuitos. Isso porque a maneira como essas atividades são processadas na nuvem é extremamente ampla, exigindo um poder de processamento elevadíssimo.
Resumidamente, a Inteligência Artificial utiliza apanhados gigantescos de informações — os Grandes Modelos de Linguagem ou LLMs — para analisar cenários de perguntas e respostas, vídeos, imagens e outras mídias, e entregar interações lógicas próximas do que as pessoas fariam. Quanto mais informações, maior é a capacidade de dar respostas “humanas”, mas também maior é o poder de processamento exigido.
Vale reforçar que um escopo muito amplo também implica em interações muito genéricas, fazendo com que a IA como conhecíamos até agora fosse bem pouco aplicável de forma eficiente no âmbito pessoal. Para trazer toda essa carga de trabalho da nuvem para o local é preciso evoluir intensamente tanto o hardware quanto os programas e recursos que ele irá operar.
A vantagem é que, uma vez que uma IA já está “treinada” com um modelo grande e já tem respostas predefinidas, é possível retreiná-la com modelos menores, menos exigentes e mais próximos de realidades específicas. O trabalho da Intel para oferecer a melhor experiência de AI PCs é, justamente, trazer soluções de software com esses modelos menores, associadas ao enorme potencial da nova linha de processadores, para entregar interações realmente personalizadas.
De cargas intensas a assistentes personalizadas
Ao combinar esses fatores e trazer para os notebooks a capacidade de realizar tarefas de IA, os usuários não precisam mais depender apenas das informações disponíveis na internet para gerar conteúdos com essa ferramenta. Com programas e serviços locais adaptados à nova realidade, cada usuário pode utilizar seus próprios textos, imagens, vídeos, e outros materiais, combinados aos modelos de linguagem menores, para criar interações totalmente únicas e personalizadas.
Com acesso a essas informações em um ambiente offline e seguro, um profissional autônomo pode utilizar seu portfólio para criar rascunhos de novos trabalhos e otimizar suas entregas. Muito em breve, também será possível, por exemplo, integrar as agendas de diferentes pessoas com assistentes virtuais de IA, facilitando definir o melhor dia e horário para um jantar entre amigos, ou para marcar uma partida online.
Intel®️ Core™️ Ultra são a melhor porta de entrada para a Era da IA
Além das já conhecidas CPUs e GPUs, os novos notebooks equipados com processadores Intel®️ Core™️ Ultra trazem um novo componente em seu chip: as NPUs, ou Unidades de Processamento Neural. Elas são aceleradores — ou coprocessadores — programados para executar os mesmos comandos (instruções) de IA dos servidores em nuvem, mas em uma escala sob medida para os PCs domésticos.
Além disso, elas são desenvolvidas para reduzir drasticamente o consumo de energia dos novos computadores utilizando seus recursos de IA. Utilizando aprendizado de máquina, alguns processos-chave de CPU e das GPU integradas Intel Arc que podem ser realizados de forma mais eficiente nas NPUs são identificados automaticamente e puxados para o novo componente.
Intel®️ Core™️ Ultra desbloqueia o poder da IA em todos os lugares
O resultado é um processador poderoso com consumo estimado em 28 W para os Intel®️ Core™️ Ultra 7 165H em notebooks ultrafinos, com uma economia de até 79% no consumo de energia em relação a produtos equivalentes.
Em tarefas cotidianas, a economia é de 38% em chamadas do Zoom, 48% assistindo a streamings no Netflix e até 44% reproduzindo arquivos de vídeo em 4K. Naturalmente, além de melhorar a autonomia de bateria dos notebooks, tirar a carga de algumas tarefas do processador e placa de vídeo resulta em liberar mais recursos para eles trabalharem em outras execuções mais intensas.
Em atividades pesadas, como cargas de trabalho de IA Generativa, o desempenho dos novos processadores é cerca de 1,7x superior ao dos Intel Core i7-1370P de ultrafinos. Um feito igualmente impressionante é a capacidade de notebooks tão compactos de rodar jogos em Full HD (1080p) com boa qualidade e taxas de quadros acima de 60 FPS.
Isso é mais que o dobro de modelos com CPUs Intel Core da 13ª geração, tudo graças à combinação das novas NPUs com o poder dos novos gráficos integrados Intel Arc, com tecnologias assistidas por IA, o XeSS. Falando em jogos, a Intel dispõe dos processadores Intel Core de 14ª geração para desktop e notebooks gamer, oferecendo o melhor desempenho em jogos, criação de conteúdo e tarefas profissionais pesadas, como projetos de edição e modelagem 3D.
Seja para entrar na Era dos AI PCs, trabalhar ou para jogar, a Intel tem as melhores soluções em notebooks e desktops para 2024, estando inclusive entre as finalistas do Prêmio Canaltech.