Publicidade

Intel Core Ultra | 4 aplicações práticas das novas CPUs com IA

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Intel e Freepik
Intel e Freepik
Tudo sobre Intel

Depois de anunciar os processadores Meteor Lake em setembro, a Intel finalmente confirmou a lista completa de especificações dessas CPUs e trouxe mais informações sobre casos de uso para esses produtos. Batizados de Intel Core Ultra, os novos processadores são os primeiros da marca a ter uma Unidade de Processamento Neural (NPU) dedicada a resolver e auxiliar tarefas que envolvem inteligência artificial.

Além do uso cotidiano para reduzir o ruído no microfone, aplicação de filtros em videoconferências e edição de imagem, as CPUs Intel Core Ultra com IA podem ajudar bastante em quatro grandes pilares da sociedade: saúde, comércio, cidades inteligentes e indústria. Para isso, o Canaltech detalhou essas aplicações práticas que devem moldar o futuro na era da IA nos PCs.

Saúde

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Melhorar a qualidade de vida da população mundial é um tema recorrente nos avanços tecnológicos. Além da medicina curativa, responsável pelo tratamento padrão de doenças, a ideia é cada vez mais investir em uma medicina preventiva, para evitar contrair enfermidades e estar sempre saudável.

Para SungShik Baik, engenheiro chefe da Samsung Medison, a geração Meteor Lake Ultra chega como um fator para "mudar o jogo" no segmento de saúde. Testes realizados em aplicações como o NerveTrack e Live ViewAssist/HeartAssist demonstram ganhos de 22% e 25% em comparação aos processadores antigos da Intel. O NerveTrack é um sistema que permite encontrar nervos periféricos no corpo através de um ultrassom rápido, enquanto o Live ViewAssist/HeartAssist é outra ferramenta de ultrassom baseada em Deep Learning para diagnosticar problemas no coração em menos tempo.

"Este avanço, atribuído em parte à GPU Intel Arc integrada, nos permite oferecer recursos avançados de IA ao nível médio e básico da próxima geração dispositivos de ultrassom sem a necessidade de GPUs dedicadas, resultando em tecnologias de ultrassom de ponta com preços mais acessíveis", comenta SungShik Baik.

Comércio

O varejo é um dos grandes motores econômicos que movem qualquer cidade e o uso de inteligência artificial para o comércio tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. O uso dessa tecnologia no setor passa por vários caminhos, como maior autonomia para recomendar produtos para os compradores, promoções personalizadas através do entendimento dos hábitos de compra dos clientes, etc.

Segundo Atif Kureishy, CEO da Vistry, empresa focada em soluções inteligentes para restaurantes, o uso de IA somada ao auxílio da NPU dos Meteor Lake facilitam a emissão de tokens inteligentes para clientes, viabilizando até cinco tokens por segundo para atender pedidos e conversas com os usuários.

Esse tipo de cenário ainda pode ajudar os usuários na experiência via chatbox, ou seja, a resolução de problemas com uma inteligência artificial mais afinada e que vai responder dúvidas e resolver problemas e pedidos em menos tempo através de uma conversa. Testes no assistente virtual da Vistry mostraram um tempo de resposta para emissão de tokens em 1,615 segundos, chegando perto de IAs poderosas como o GTP 3.5. Assim, a expectativa é que pelo menos na conversação com IAs, os Meteor Lake tenham um desempenho bem competitivo frente às soluções em nuvem para melhorar a dinâmica com os usuários.

Continua após a publicidade
"Essas métricas não significam apenas um avanço na computação de IA de ponta, mas também reforça o compromisso de fornecer soluções de inteligência artificial poderosas e implementadas localmente, sem comprometer na velocidade ou qualidade da interação", reitera Kureishy

Cidades inteligentes

Esqueça os carros voadores ou robôs andando pela cidade. O conceito de cidades inteligentes vai além da imaginação futurista e pensa um espaço com maior mobilidade urbana, segurança, eficiência de energia, sustentabilidade, etc. Tudo isso feito com auxílio da tecnologia, em especial, da inteligência artificial.

Continua após a publicidade

Com os Meteor Lake Ultra, o foco tem sido melhorar aspectos de segurança. Em comparação com os processadores Intel de 11ª geração, tecnologias de análise de vídeo melhoraram em 75% e 100% para os softwares SecurOS Auto e SecurOS Tracking Kit. O primeiro faz a detecção de placas de automóveis em rodovias, enquanto o segundo é voltado para detectar pessoas ou objetos em locais com riscos de acidentes, como construções, por exemplo.

Indústria

Por fim, o setor industrial também deve fazer usos muito interessantes de IA, sobretudo com os Meteor Lake. Nesse setor, uma das grandes aplicações deve ser a melhoria nos aspectos de segurança das fábricas para evitar acidentes, assim como o auxílio no gerenciamento de tarefas e processos. Por contar com grandes maquinários e muitas etapas na produção, as fábricas vão se beneficiar de fluxos de trabalho mais dinâmicos e que facilitam o trabalho dos operadores.

Continua após a publicidade

Os processadores Meteor Lake para notebooks já estão disponíveis para compra no mercado internacional e devem chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2024.