O servidor DNS não está respondendo? Saiba o que fazer
Por Matheus Bigogno Costa • Editado por Bruno Salutes |

Se os sites não estão carregando como deveriam e a mensagem “O Servidor DNS não está respondendo” foi exibida na tela, não há motivos para pânico. Embora pareça algo complexo, resolver esse problema é mais prático do que aparenta.
- Como descobrir o número de IP externo e local?
- 8 sites para você descobrir a origem de um endereço de IP
Pensando nisso, separamos abaixo uma série de seis dicas indicando o que você pode fazer para corrigir os problemas de DNS, além de informações que vão explicar o motivo disso ter acontecido. Confira mais detalhes!
O que significa “O servidor DNS não está respondendo”
Antes de partir para os processos de solução do problema, é importante entender por que ele está acontecendo, juntamente com isso, entender o que é o DNS. Sigla para Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), é essa ferramenta que é responsável por localizar e traduzir para um endereço de IP (Internet Protocol) os endereços dos sites que você digita na barra do navegador.
Tendo isso em vista, vamos ao problema propriamente dito: quando o DNS não está respondendo ou não foi encontrado, isso significa que o navegador não conseguiu estabelecer a conexão do dispositivo com o domínio. Isso pode acontecer por um problema interno no roteador, porque o domínio não está mais disponível ou por uma série de outros fatores.
Por isso, abaixo você pode conferir alguns dos erros mais comuns envolvendo DNS e como resolvê-los.
1. Reinicie o modem ou roteador
Reiniciar o modem ou roteador (ou mesmo aquele que exerce ambas as funções) pode evitar, a longo prazo, o mal-funcionamento do aparelho. Caso ele fique sempre ligado, é possível que acabe armazenando informações em cache ou no firmware que podem acabar conflitando ou atrapalhando suas funcionalidades.
Por isso, um jeito de tentar mitigar a falha do DNS é justamente retirar o dispositivo da tomada, esperar pelo menos 10 segundos e colocá-lo na energia novamente. Isso fará com que os processos sejam reiniciados e os problemas de cache resolvidos.
Leve esse hábito para a vida. Reiniciar os dispositivos às vezes pode ser algo importante para evitar possíveis problemas e erros.
2. Troque de Navegador
Em casos específicos, o problema pode não estar diretamente relacionado ao DNS em si, mas ao navegador. Evite ao máximo usar navegadores desatualizados ou muito antigos, porque eles podem já não oferecer todo o suporte de segurança quanto as versões mais atuais.
Por isso, tente acessar o mesmo site em outro navegador mais atualizado ou até mesmo em outro dispositivo usando a mesma rede, para ver se o problema é mesmo envolvendo o DNS ou não. De todo caso, veja como atualizar o Chrome ou o Firefox.
3. Limpe o cache do DNS
Assim como a memória cache dos dispositivos que usamos no dia a dia, que impede que algo precise ser carregado toda vez, o cache do DNS evita que os navegadores tenham que interpretar as URLs sempre que elas forem acessadas.
Embora isso seja algo positivo, se o domínio de um site mudou e você não sabe, o cache DNS não terá essa informação atualizada. Então, ele tentará acessar um endereço antigo e não obterá sucesso — retornando o famigerado erro 404.
Além de limpar o cache do DNS no seu dispositivo, o Chrome conta com uma ferramenta nativa que permite fazer isso, em um processo mais simples do que fazer a limpeza do seu aparelho.
4. Reinicie o computador em Modo de Segurança
Os PCs oferecem aos seus usuários o “Modo de Segurança”, onde ele é capaz de iniciar somente o sistema operacional em um estado bem mais básico, executando um conjunto limitado de arquivos e drivers.
Se, ao executar essa opção, você não encontrar problema algum no DNS, pode ser que ele esteja sendo impactado por algum programa. Por isso, é importante identificar qual é o causador do problema e removê-lo.
- Para reiniciar o PC Windows no “Modo de Segurança”, pressione a tecla “Shift” e reinicie o PC;
- Para reiniciar o Macbook no “Modo de Segurança”, pressione a tecla “Shift” e reinicie o Mac normalmente.
5. Altere o Servidor DNS Padrão
Se as ações listadas acima não foram suficientes para resolver o problema, existe uma grande chance dele estar diretamente ligado ao DNS que você está usando. É importante lembrar que os servidores oficiais oferecidos pelos provedores de internet podem ficar congestionados ou oferecerem certo problema de segurança.
Por isso, é recomendável que, caso um problema ocorra, você faça a troca do DNS padrão do seu dispositivo. Cada dispositivo tem as suas especificidades, por isso, veja mais detalhes sobre como mudar o DNS padrão de cada um deles. Além disso, existem diversas opções de DNS gratuitos e que podem melhorar a velocidade da sua internet. Veja também como usar o DNS público do Google, da Adguard ou da Cloudflare.
6. Desative o Antivírus ou Firewall
Antivírus e Firewall são programas desenvolvidos para proteger o seu dispositivo contra aplicações maliciosas. No entanto, não são raras as vezes em que essas ferramentas acabam bloqueando a sua conexão com a internet.
Se nada acima deu certo e você usa um Antivírus ou Firewall próprio, considere desativá-los momentaneamente para fazer a validação. Caso você consiga acessar os sites normalmente, existe uma grande chance do problema estar relacionado aos programas em questão, não com o DNS.
Pronto! A partir de agora, se você se deparou com a mensagem “O servidor DNS não está respondendo”, você tem em mãos seis dicas valiosas sobre o que fazer em cada caso específico.