Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como limpar o cache do DNS no Chrome

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Junho de 2022 às 23h00

Link copiado!

Deepanker/Pixabay
Deepanker/Pixabay

Se você tenta acessar um site, mas ele não funciona, talvez seja necessário limpar o cache do DNS do Chrome. O cache do DNS agiliza a navegação ao salvar informações e evitar que os navegadores tenham que interpretar as URLs toda vez que você acessa uma página.

Como limpar o cache do DNS no Google Chrome

Caso o IP (sigla em inglês para "protocolo de internet") de um site tenha mudado, o cache do DNS tenta acessar o endereço antigo e pode não obter sucesso — e essa pode ser a razão de um site aparecer indisponível.

Continua após a publicidade

Para limpar o cache do DNS no Chrome, faça o seguinte:

  1. Abra o Google Chrome;
  2. Copie o comando chrome://net-internals/#dns e cole-o na barra de endereço;

  3. Clique em “Clear Host Cache” — nenhuma mensagem de confirmação é exibida na tela, mas essa ação é suficiente;
  4. Reinicie o navegador para aplicar as mudanças.

Por que limpar o cache DNS?

Assim como a memória em cache, o cache DNS (sigla para Domain Name Service) armazena itens temporariamente e foi desenvolvido para que um navegador não precise traduzir as URLs em endereços IP sempre que você acessa novamente um site da web visitado anteriormente.

Continua após a publicidade

Sendo assim, se o endereço de IP de um site muda, mas o cache do DNS armazena o número anterio, o navegador não consegue acessá-lo corretamente. Como consequência, o usuário acaba se deparando com o famigerado erro 404.

Isso pode dar a falsa impressão de que é o site que está com problemas, quando na verdade é só o endereço de IP que não está correto. Assim, para evitar esse tipo de situação incômoda é importante fazer a limpeza do cache DNS de tempos em tempos — tanto no navegador quanto em seus dispositivos.

Como mudar o DNS no seu dispositivo

Além de limpar o cache DNS, outra coisa que você pode fazer é mudar o DNS do seu provedor. Se está em dúvida sobre qual serviço utilizar, veja uma lista com servidores DNS para melhorar a velocidade da sua internet.