3 servidores DNS para melhorar a velocidade da sua internet

3 servidores DNS para melhorar a velocidade da sua internet

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 03 de Maio de 2022 às 11h40
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

Gostaria de tirar o máximo proveito da sua conexão? Pensando nisso, o Canaltech separou três serviços DNS capazes de melhorar a qualidade da sua internet e deixá-la ainda mais rápida.

O que é servidor DNS

Sigla para Domain Name System (ou Sistema de Nomes de Domínio em português), o DNS é uma tecnologia que funciona como uma lista de endereços da internet. Eles são responsáveis por localizar e decodificar para endereço de IP os endereços dos sites que digitamos no navegador — como www.canaltech.com.br, por exemplo.

Isso evita que os usuários tenham que ficar memorizando sequências de números para cada um dos sites que acessam diariamente. Analogamente, seria o mesmo que tentar memorizar todos os números de telefone da sua lista de contatos.

Por padrão, os usuários acabam usando o DNS fornecido pelo provedor de internet (Vivo, Claro ou outras), mas o seu uso não é obrigatório. Isso significa que, se os usuários quiserem acesso a algum que seja mais interessante, é possível alterá-lo.

Serviços DNS para melhorar a velocidade da sua internet; veja um diagrama simplificado de como funciona o DNS (Imagem: Matheus Bigogno/Canaltech)

Não são raras as vezes em que encontramos os servidores DNS do nosso provedor de internet congestionados ou com problemas de segurança. Usar um bom servidor DNS significa que sua navegação pode ficar mais rápida e segura.

Muitos serviços disponibilizam recursos de segurança, como detecção de sites falsos ou infectados. Também podem fornecer um sistema de proteção parental no qual sites de conteúdo adulto, por exemplo, são bloqueados.

Agora que você já sabe o que é e para que serve a tecnologia, confira abaixo uma lista com 3 serviços DNS que podem ajudar a melhorar a velocidade da sua internet!

1. Cloudflare DNS

  • Compatibilidade: Android, iOS, Windows, macOS e Linux

Embora seja conhecida pelo serviço de entrega de conteúdo (Cloudflare CDN), utilizado por uma série de sites ao redor do mundo, também é possível encontrar o Cloudflare DNS, considerado um dos DNS mais eficazes e seguros da atualidade.

Outro ponto interessante desse servidor, é a privacidade que ele oferece. Além de não utilizar os seus dados e informações para veicular anúncios, é garantido que seu endereço de IP não será armazenado — quaisquer registros serão apagados no decorrer de 24 horas.

Para usar o Cloudflare, utilize os seguintes endereços:

  • DNS primário: 1.1.1.1;
  • DNS secundário: 1.0.0.1.

2. DNS do Google

  • Compatibilidade: Android, iOS, Windows, macOS, Linux e ChromeOS

Graças ao suporte e à infraestrutura do buscador do Google, que é capaz de varrer a internet inteira, de forma ininterrupta, o DNS ofertado pela empresa é um dos mais rápidos disponíveis no mercado. Entretanto, diferentemente de outras opções, o DNS do Google não oferece muitos filtros de bloqueio a conteúdos maliciosos.

O serviço registra informações completas de endereço de IP para realizar consultas de diagnóstico entre 24 e 48 horas — eles descartam qualquer informação de identificação a nível de cidade. O ponto positivo é que, embora seja um processo complicado, é possível acessar e ler tudo aquilo que o Google armazena sobre você.

Para usar o DNS do Google, use os seguintes endereços:

  • DNS primário: 8.8.8.8;
  • DNS secundário: 8.8.4.4.

3. OpenDNS

  • Compatibilidade: Android, iOS, Windows, macOS e Linux

Embora ofereça planos pagos, a versão gratuita do OpenDNS conta com uma alta velocidade, tempo de atividade integral, bloqueio (por padrão) de phishing, suporte gratuito, além de um controle parental que permite bloquear sites por tipo de conteúdo

Os planos pagos oferecem funções extras que, embora não sejam necessárias aos usuários médios, ainda assim podem ser opções interessantes, como visualizar o histórico da atividade na internet, bloquear o sistema por completo e mais.

Para usar o OpenDNS, use os seguintes endereços:

  • DNS primário: 208.67.222.222;
  • DNS secundário: 208.67.220.220.

Como mudar o DNS no seu dispositivo

A mudança do DNS, independentemente do dispositivo ou sistema que você usa, é feito diretamente nas "Configurações de Rede" dele. Cada um terá especificidades e particularidades diferentes, por isso, veja como mudar o DNS em qualquer dispositivo e sistema.

A partir de agora, você não só sabe como funciona, mas tem em mãos uma lista com os três melhores servidores DNS.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.