O que é IP

vschlichting/Depositphotos

O IP é uma expressão bastante popular, embora nem todo mundo saiba exatamente o seu significado. O termo é a sigla para Protocolo da Internet, ou Internet Protocol, em inglês. Esse protocolo funciona de forma semelhante ao CPF de uma pessoa física, permitindo que conexões e dispositivos sejam identificados a partir de uma sequência numérica.

Para o que serve um IP?

Como dissemos acima, o IP é um protocolo usado para identificar dispositivos ou conexões. O IP que reconhece a comunicação entre dois dispositivos distintos é o TCP/IP, e há também o OSI. Já o protocolo que identifica conexões, ou seja, o CPF de um dispositivo conectado a internet é chamado de IP Address. Este último é o mais popular.

Cada aparelho ou dispositivo possui um IP fixo, enquanto a conexão com a internet gera IPs dinâmicos, também conhecido como IP externo.

O que é IP externo?

O IP externo é a identificação gerada a partir da conexão do seu dispositivo com uma rede. Assim como o CPF, cada equipamento gera um protocolo de identificação diferente quando conectado a internet, logo, não existe duplicidade de IPs entre redes e dispositivos.

O que é IP interno?

O IP interno identifica o dispositivo, e não a conexão entre ele e uma rede externa. Esse protocolo é importante para manutenção de impressoras, computadores e servidores, por exemplo, dentro de empresas ou para outros reparos.

Como consultar um IP interno

Você pode consultar o IP interno do seu computador, por exemplo, digitando um comando simples no sistema, seja no Windows ou no MacOS. Para isso, siga os seguintes passos:

  • No MacOS (qualquer versão), clique no menu com o ícone da maçã na barra superior do sistema, selecione "Preferências do Sistema", e depois clique em "Rede". O IP interno será exibido junto com o nome da rede a qual você está conectado.
Consultando o endereço IP do MacOS / Captura de tela: Bruno Salutes
  • No Windows 7, 8 e 10, entre no menu iniciar e busque na caixa de pesquisa por "cmd". A janela de comando será aberta; nela você deve digitar "ipconfig" e confirmar clicando em "Enter". O IP interno aparecerá no campo "Endereço IPv4".

Você já precisou consultar um IP?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.