Publicidade

Como usar o DNS público da Adguard

Por| Editado por Bruno Salutes | 11 de Julho de 2022 às 15h00

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O DNS público da AdGuard é uma das principais opções de servidores para quem quer navegar com segurança pela internet. Essa alternativa bloqueia anúncios e rastreadores, além de filtrar sites maliciosos ou com conteúdo adulto.

Em comparação a outros servidores públicos de DNS, como o do Google, o AdGuard destaca-se pelos recursos de segurança e ainda remove anúncios em uma só plataforma. Outro ponto positivo é a instalação: ao invés de fazer a configuração manual, é possível fazer o download do software da plataforma, que realiza todos os ajustes automaticamente.

O aplicativo do AdGuard está disponível para Android, Windows, iOS e macOS. Veja, a seguir, como instalar e usar.

Continua após a publicidade

Como instalar o AdGuard e usar o DNS

  1. No computador, acesse adguard.com e faça o download do software do AdGuard. Nos celulares, procure pelo app na Google Play Store ou App Store;

  2. Autorize o uso do software e siga as instruções de instalação. É necessário apenas escolher o diretório para armazenar os arquivos;

  3. Após a instalar, abra o AdGuard e escolha entre a proteção personalizada ou a versão padrão;

  4. Confirme que o AdGuard está ativo para usar todos os recursos do DNS. O aplicativo exibe a quantidade de anúncios e rastreadores bloqueados durante a proteção.

  5. Com a configuração concluída, você pode começar a usar a internet em qualquer navegador e usufruir dos recursos do software.

Como usar o DNS público da AdGuard manualmente

Continua após a publicidade

Além do software próprio, também é possível usar os endereços do DNS público da AdGuard manualmente, sem instalação de nenhum programa. Nesse caso, é necessário seguir as etapas de configuração padrões para um servidor DNS.

O passo a passo é o mesmo de configuração do DNS público do Google, já abordado pelo Canaltech. A única diferença está na etapa de inserir os endereços do servidor, no protocolo TCP/IPv4. No campo de servidor DNS, você pode inserir qualquer uma dessas opções:

  • Servidor padrão (bloqueia anúncios e rastreadores): 94.140.14.14 e 94.140.15.15;
  • Servidor sem filtros (não bloqueia rastreadores ou anúncios): 94.140.14.140 e 94.140.14.141;
  • Servidor de proteção familiar (bloqueia anúncios, rastreadores e sites de conteúdo adulto, além de incluir recursos de pesquisa segura): 94.140.14.15 e 94.140.15.16.

Nas propriedades do protocolo TCP/IPv6, é necessário inserir os respectivos números para cada servidor:

Continua após a publicidade
  • Servidor padrão (bloqueia anúncios e rastreadores): 2a10:50c0::ad1:ff e 2a10:50c0::ad2:ff;
  • Servidor sem filtros (não bloqueia rastreadores ou anúncios): 2a10:50c0::1:ff e 2a10:50c0::2:ff;
  • Servidor de proteção familiar (bloqueia anúncios, rastreadores e sites de conteúdo adulto, além de incluir recursos de pesquisa segura): 2a10:50c0::bad1:ff e 2a10:50c0::bad2:ff.

É possível utilizar esses endereços de DNS em qualquer computador, celular ou até mesmo nas configurações do seu roteador. Para confirmar se os serviços estão funcionando, acesse adguard.com/pt_br/test.html e faça uma verificação automática no navegador.