Próxima IA da Meta será tão poderosa quanto o GPT-4, diz site
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A Meta pretende bater de frente com a OpenAI: a empresa de Mark Zuckerberg estaria desenvolvendo uma nova inteligência artificial tão poderosa quanto o GPT-4, tecnologia mais avançada da concorrente, e pretende treiná-la a partir de 2024. As informações são do Wall Street Journal.
- Versão de testes do Skype ganha IA do Bing para reescrever mensagens
- Exclusivo: Google Cloud quer dar acesso à IA em larga escala, diz CEO
O sistema, ainda em desenvolvimento, serviria de suporte para outras empresas criarem serviços de geração de textos, análises e outros comandos. De acordo com as fontes ouvidas pelo WSJ, a nova IA também seria muito mais avançada do que a Llama 2, modelo de linguagem desenvolvido pela Meta em conjunto com a Microsoft e lançado em julho deste ano.
As fontes também apontam que a Meta adquiriu mais chips H100 da Nvidia, voltados para o treinamento de IA. A intenção seria criar uma infraestrutura própria para o treinamento e deixar de depender da Azure, da Microsoft — como foi o caso da Llama 2. O modelo também deve seguir a proposta da empresa para criar tecnologias de IA em código aberto.
A corrida da IA
Além do modelo em questão, a Meta também trabalha no desenvolvimento de outras ferramentas de IA. A empresa já lançou o Llama 2 e projetos voltados para tradução e criação de músicas, mas também concentra esforços para suas redes sociais — um chatbot que emula diferentes personalidades e uma ferramenta para criar stickers por IA no Instagram devem chegar no futuro.
Os concorrentes também não param: rumores apontam que a Apple gasta milhões de dólares por dia no desenvolvimento de uma IA própria, enquanto a Samsung também desenvolve um concorrente ao ChatGPT.
Fonte: Wall Street Journal