SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Llama 2 | Meta e Microsoft lançam nova geração do modelo de linguagem de IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Julho de 2023 às 16h32

Link copiado!

Upklyak/Freepik
Upklyak/Freepik
Tudo sobre Microsoft

A Meta e a Microsoft lançaram, nesta terça-feira (18), o Llama 2, a nova geração do modelo de linguagem de código aberto, com disponibilidade gratuita para empresas, startups, empreendedores e pesquisadores.

O lançamento inclui modelos pré-treinados e ajustados com parâmetros 7B, 13B e 70B. O Llama 2 foi pré-treinado com 40% mais dados do que o Llama 1 e apresenta melhorias em sua arquitetura.

Parceria da Meta com a Microsoft

Continua após a publicidade

O lançamento do Llama 2 expande a parceria da Meta com a Microsoft, especialmente no que se refere a desenvolvimento, comercialização e aplicação dos modelos de IA generativa.

Com a disponibilidade imediata do Llama 2 no catálogo de modelos de IA do Microsoft Azure, os desenvolvedores podem aproveitar as ferramentas nativas da nuvem para filtrar conteúdo e recursos de segurança.

A tecnologia também é otimizada para ser executada localmente no Windows, onde oferece aos desenvolvedores um fluxo de trabalho contínuo à medida que levam experiências de IA generativa aos clientes em diferentes plataformas.

Continua após a publicidade

Modelo de linguagem de código aberto

No lançamento do Llama 2, a Meta defendeu a abordagem aberta para a nova geração do modelo de linguagem como uma forma de beneficiar grupos que teriam dificuldades de desenvolver uma ferramenta dessa escala e com tamanho poder de computação.

“O código aberto impulsiona a inovação, porque permite que muito mais desenvolvedores criem utilizando novas tecnologias. Também melhora a segurança, porque, quando o software é aberto, mais pessoas podem examiná-lo para identificar e corrigir possíveis problemas. Acredito que haveria mais progresso se o ecossistema fosse mais aberto, e é por isso que abrimos o código do Llama 2”, declarou o CEO da Meta Mark Zuckerberg em uma publicação no Facebook.

Continua após a publicidade

Segundo a Meta, o Llama 1 teve mais de 100 mil solicitações de acesso por parte dos pesquisadores. A expectativa é que novas soluções e produtos sejam criados com a nova geração do Large Language Model Meta AI a partir da vasta rede de apoiadores da tecnologia em nível global. Entre esses apoiadores estão nomes como Amazon, IBM, NVIDIA, Intel, LG, Spotify, Dropbox, Zoom, Telefônica, Shopify e Accenture.

Os modelos do Llama 2 podem ser baixados diretamente pelo site ai.meta.com/llama e estão disponível no Azure e no Windows — por meio da parceria da Meta com a Microsoft — e também no Amazon Web Services e no Hugging Face.

Responsabilidade social e transparência

Junto com o lançamento da nova geração do modelo de linguagem, a Meta divulgou uma série de ações para o emprego ético e responsável do Llama 2, com uma política de uso e um documento de transparência que detalha os problemas e deficiências do modelo conhecidos pela Meta.

Continua após a publicidade

Além disso, a companhia anunciou duas iniciativas que visam incentivar o uso do Llama 2 para resolver questões urgentes. O primeiro é um programa de parceria para pesquisadores acadêmicos que tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre o desenvolvimento responsável e o compartilhamento de grandes modelos de linguagem.

O segundo é um desafio de impacto social para incentivar um conjunto de entidades públicas, sem fins lucrativos e com fins lucrativos a utilizar o Llama 2 para enfrentar questões ambientais e educacionais do mundo.