Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Exclusivo: Google Cloud quer dar acesso à IA em larga escala, diz CEO

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Setembro de 2023 às 09h56

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, conversou com o Canaltech durante o evento Next ’23 em San Francisco, nos Estados Unidos, e comentou as novidades anunciadas pela empresa com foco nos serviços de computação em nuvem e aplicação de inteligência artificial.

Segundo Kurian, o objetivo da computação na nuvem a longo prazo é “simplificar a infraestrutura de tecnologia”. Para o executivo, os serviços de Cloud reduzem os custos de estruturar máquinas e bancos de dados, ao mesmo tempo que aumentam a eficiência e o processamento de sistemas.

Inovações em IA do Google Cloud

Continua após a publicidade

O CEO do Google Cloud comenta que as possibilidades que a inteligência artificial oferece — tanto para desenvolvedores quanto para os usuários — elevam a capacidade de inovação para um novo patamar.

Com o ecossistema integrado de computação em nuvem e aplicação de IA, há uma nova geração de modelos de fundação e ferramentas que podem ser aplicados para diferentes funções e segmentos do mercado — como criar soluções de anúncios para um time de marketing ou obter sugestões melhores para atender aos consumidores.

Esses modelos, que os clientes podem ter acesso pelos serviços da companhia, podem auxiliar as organizações na criação de suas próprias aplicações com aprendizado de máquina e IA generativa — seja por meio de textos, chatbots, apresentações ou planilhas de dados — para corresponder às demandas de seus consumidores e alavancar seus negócios.

Continua após a publicidade

Novidades no Vertex AI e Duet AI

Durante o evento Next ‘23, Kurian apresentou novidades em dois produtos do Google Cloud: o Vertex AI, plataforma para a criação de aplicações de IA com acesso a modelos de fundação, que recebeu atualizações e novos LLMs (modelos de linguagem de larga escala); e o Duet AI, a ferramenta de colaboração inteligente que passa a integrar os produtos da suíte Google Workspace e dos serviços de Cloud para facilitar a produtividade dos usuários.

“Todas essas novidades têm o objetivo de simplificar e facilitar o uso de inteligência artificial em larga escala”, disse o CEO do Google Cloud em conversa com o Canaltech.

O foco na experiência e na segurança dos usuários se destaca nas respostas do executivo sobre as principais preocupações dos clientes em relação aos modelos de linguagem, a autenticidade das respostas obtidas com as IAs e as questões de proteção e privacidade dos dados.

Continua após a publicidade

Foco nos usuários e nos clientes

Nesse sentido, o feedback dos clientes se apresenta como um ponto essencial da empresa para sanar essas preocupações. Um exemplo de solução criada com base nas demandas dos usuários do Google Cloud é a técnica de “grounding” para utilizar um conjunto específico e mais preciso de informações — em vez da base de dados em que uma LLM foi treinada — para gerar resultados mais relevantes para os clientes.

O executivo comentou também sobre os princípios do Google com a segurança e proteção dos dados de usuários e frisou que “as informações pessoais (ou de companhias) não são utilizadas para treinar os modelos ou gerar outros produtos”.

Kurian ressaltou ainda que a empresa está comprometida em buscar meios de regulamentar as ferramentas de IA e espera que os países adotem um padrão em nível global para atender a essas exigências, pois “muitas plataformas são usadas em diferentes países, e seria desafiador para empresas se adaptarem à cada região".

Continua após a publicidade

Mais acesso aos recursos de IA

Para o CEO, também é preciso ampliar o acesso e o conhecimento dos usuários para usar as ferramentas de IA. Kurian destacou os programas de treinamento do Google Cloud e a liberação dos serviços “Soluções de início rápido” e “Application Integration” como formas de democratizar e capacitar as pessoas em aplicações Cloud e inteligência artificial.

Por fim, o Thomas Kurian celebrou a realização do evento Next ’23, realizado entre os dias 29 e 31 de agosto em San Francisco (EUA), por apresentar o que múltiplos clientes e parceiros estão construindo com os serviços do Google Cloud e as ferramentas de IA oferecidas pela companhia.

Para saber mais sobre as novidades apresentadas no Next ’23, confira os anúncios da infraestrutura do Google Cloud e a liberação de recursos e modelos na plataforma Vertex AI.