Publicidade

OpenAI Operator, Copilot e mais: conheça 4 agentes de IA

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Levart Photographer/Unsplash
Levart Photographer/Unsplash

A OpenAI anunciou o Operator, um agente de inteligência artificial (IA) que completa tarefas em sites e aplicativos parceiros, nesta quinta-feira (23). Agora é possível pedir para a IA reservar um restaurante ou pedir uma entrega pela Uber. Contudo, essa não é a única plataforma que entrou na era dos agentes de IA.

4 agentes de IA

A seguir, conheça quatro agentes de IA

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • OpenAI Operator
  • Copilot
  • IA Claude
  • Gemini

OpenAI Operator

O Operator, agente de IA da OpenAI, utiliza o modelo GPT-4o e tem a capacidade de entrar em sites e aplicativos na internet e completar tarefas específicas para você. Ele pode realizar ações como digitar, clicar e rolar a página na internet.

Os usuários podem pedir para que o agente faça compras em um mercado online, preencha formulários e crie imagens a partir do seu pedido.

O agente de IA está em fase de pesquisa, segundo a OpenAI, e ainda possui limitações. 

Por enquanto, o recurso só está disponível para assinantes do plano ChatGPT Pro (cerca de R$ 1.200 mensais) nos Estados Unidos. Segundo a empresa, eles devem expandir o Operator para usuários dos planos Plus, Team e Enterprise no futuro.

Copilot

O Copilot, IA da Microsoft, é integrado às ferramentas do Office, como o Word, Excel, Powerpoint, Teams e Outlook. Com a plataforma, é possível gerar relatórios complexos em planilhas e pedir resumos de reuniões online.

Continua após a publicidade

Em outubro de 2024, o Copilot Studio recebeu a opção para criar agentes autônomos. Assim, as companhias que utilizam as ferramentas da Microsoft podem criar seus próprios agentes de IA para tarefas do dia a dia.

Seu acesso é pago e está incluso em planos como o Microsoft 365 para empresas.

Claude

Continua após a publicidade

Em outubro de 2024, a Anthropic anunciou uma API para o Claude que capaz de interagir com o computador ao digitar comandos

Dessa forma, a IA consegue automatizar tarefas específicas a partir dos comandos enviados pelo usuário. É possível pedir para que a IA utilize dados no seu computador e da internet para responder um formulário, por exemplo.

O agente da Anthropic também pode ser usado em plataformas de atendimento ao cliente para automatizar respostas ou pedir ajuda na tomada de decisões em grandes análises de dados.

Gemini

Continua após a publicidade

O Gemini é a plataforma de IA do Google e tem recursos multimodais, ou seja, interpreta textos, imagens e gráficos. 

Durante o evento Galaxy Unpacked na última quarta-feira (22), foi apresentado o Gemini Live. Com ele os usuários podem enviar fotos, arquivos e também vídeos do YouTube para a IA, dando maior contexto para as conversas com o assistente. 

A IA do Google permite que você peça tarefas que integram aplicativos, como o Google Maps e Gmail, e agora também terá aplicativos da Samsung integrados. Será possível pedir para que o Gemini pesquise a data de um evento no Google e coloque um alarme no seu celular com um lembrete para ele.

O que são agentes de IA?

Continua após a publicidade

Os agentes de inteligência artificial são softwares que coletam e utilizam dados para realizar da melhor maneira possível a tarefa requisitada

A partir de um pedido do usuário, o agente escolherá de forma independente a melhor forma de entregar a resposta. 

Por exemplo, um agente de IA que está integrado numa central de atendimento ao cliente utilizará dados de conversas antigas, da internet e de seu sistema para responder da forma mais completa a dúvida do usuário. 

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: O que significa "AI PC"? É só hype?