Publicidade

O que muda do Bard para o Gemini?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Fevereiro de 2024 às 10h30

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

Chatbot de IA generativa do Google, o Bard passou a se chamar Gemini em fevereiro de 2024. O salto para a nova identidade trouxe algumas diferenças no funcionamento que vão além de uma simples mudança de nome na empresa.

O que muda entre Bard e Gemini?

Gemini já era o nome usado para o modelo que alimenta a ferramenta de IA, e a reestruturação é uma forma de fortalecer o nome da marca entre diversos produtos e plataformas. Veja o que muda e o que não muda com a troca dos nomes.

Continua após a publicidade

Chatbot de IA (antigo Bard)

Este talvez seja o único ponto em que não há tanta diferença: se você já usava o chatbot do Bard no computador, a experiência não vai mudar além do nome e do endereço do site. O Google anunciou que fez algumas mudanças visuais na interface para reduzir distrações e facilitar a navegação, mas a forma de uso ainda é a mesma (vale lembrar que o Bard já era abastecido pelo modelo do Gemini antes).

Inclusive, ao tentar acessar o endereço bard.google.com, a página já redireciona para a nova URL, gemini.google.com.

Continua após a publicidade

Mais formas de acesso

Com a mudança de nome, o Google pretende expandir a marca Gemini para mais plataformas e produtos. Antes, só era possível acessar o Bard pelo navegador, no computador e no celular, mas a empresa já iniciou a “era Gemini” com um novo aplicativo para Android e acesso à IA pelo app do Google no iOS.

O app do Gemini é capaz de iniciar o chat a qualquer momento e analisar fotos, áudios ou textos. A expectativa é de que a ferramenta substitua o Google Assistente no sistema operacional do robozinho — mas isso ainda não foi confirmado pelo Google.

Apesar disso, o Gemini no Android já pode ser usado no lugar do Assistente, inclusive respondendo aos comandos “ok, Google” e “ei, Google”.

Continua após a publicidade

Gemini Advanced

Por fim, o Google mudou do Bard para o Gemini com um plano pago com recursos exclusivos da IA: o Gemini Advanced usa o modelo Gemini Ultra, considerado o mais avançado já criado pela empresa.

Segundo a Gigante de Mountain View, o plano Advanced serve para “conhecer os avanços de IA do Google assim que forem lançados” e é projetado para realizar tarefas complexas em diversas áreas, como criação de textos e programação.

Continua após a publicidade

O plano é oferecido num plano do Google One a R$ 97 por mês, com direito a também oferece 2 TB de armazenamento e acesso da IA a outros serviços da empresa, como Gmail e Documentos.