IA Claude vai controlar o seu PC para realizar tarefas específicas
Por Bruno De Blasi |
A IA Claude será capaz de interagir com o computador ao digitar comandos. É o que promete a nova API do modelo da Anthropic, anunciada nesta segunda-feira (22), a fim de automatizar tarefas específicas através de comandos inseridos pelos usuários.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Chegada do Claude ao Brasil "sempre foi nosso plano", diz executivo da Anthropic
- Novo chatbot de IA Claude chega ao Brasil para concorrer com Gemini e ChatGPT
O novo recurso chega junto à atualização do Claude 3.5 Sonnet, com melhorias que coloca o modelo de IA próximo ao Claude 3 Opus, e à estreia do Claude 3.5 Haiku, que foca em velocidade.
A API ainda se encontra em um beta público aos desenvolvedores e não tem previsão para alcançar a versão final.
Como funciona a função que automatiza tarefas
A nova API foi apresentada como “uso do computador” e explora uma nova abordagem entre as soluções de IA disponíveis no mercado.
Com a novidade, os desenvolvedores ganham acesso a um recurso que permite a execução de comandos no computador, com intermédio da plataforma da Anthropic. Por exemplo, ao rodar o prompt “use dados do meu computador e online para preencher este formulário”, a plataforma realiza o procedimento de maneira automática.
Para concluir a atividade, em uma demonstração compartilhada pela Anthropic, o algoritmo fez uma captura de tela para verificar as informações disponíveis na tela e depois assumiu o comando do mouse e teclado para inserir os dados no formulário.
Todo o processo adotado pelo assistente também foi descrito em tempo real na conversa com o chatbot.
“No OSWorld, que avalia a capacidade dos modelos de IA de usar computadores como as pessoas, o Claude 3.5 Sonnet obteve 14,9% na categoria somente captura de tela — notavelmente melhor do que a pontuação do próximo melhor sistema de IA de 7,8%. Quando recebeu mais etapas para concluir a tarefa, Claude obteve 22%”, ressalta a companhia.
Limitações
Apesar da demonstração revelar uma execução avançada, a Anthropic reconhece que a capacidade atual ainda é “imperfeita”.
“Algumas ações que as pessoas realizam sem esforço — rolar, arrastar, aplicar zoom — atualmente apresentam desafios ao Claude e incentivamos os desenvolvedores a começar a exploração com tarefas de baixo risco”, diz a empresa em nota.
Segurança e privacidade
Além disso, a Anthropic informou que adotou uma abordagem proativa para promover uma implantação segura da novidade, uma vez que o uso do computador pode abrir portas para novas ameaças.
“Desenvolvemos novos classificadores que podem identificar quando o uso do computador está sendo usado e se há danos”, informa a companhia.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Linha Xiaomi 15 ganha data de lançamento; confira detalhes
- Cientistas querem entender por que vespas orientais não ficam bêbadas
- Vivemos na "Matrix"? Físico acredita que universo é uma simulação
VÍDEO: Todo mundo ODEIA a Inteligência Artificial