Publicidade

Como usar a IA Gemini do Google | Guia Prático

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech
Tudo sobre Google

O Gemini é uma tecnologia de IA generativa multimodal desenvolvida pelo Google e que também dá nome ao chatbot da empresa. O modelo fundacional foi lançado em dezembro de 2023 e, desde fevereiro de 2024, a Gigante de Mountain View substituiu o Bard pela nova identidade.

É possível acessar a IA do Gemini a partir de três frentes diferentes: na ferramenta para navegadores (antigo Bard), no aplicativo para Android e na integração com o app do Google no iOS. Além disso, existe um plano pago que dá acesso ao modelo de última geração da IA da empresa, com promessa de resultados superiores ao GPT-4 da OpenAI.

Como usar o Gemini 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Confira as diferentes maneiras de usar a IA do Google:

Via navegador

A versão do Gemini para navegadores entrou no lugar do Bard, então a experiência é muito parecida com a do antecessor:

  1. Entre em gemini.google.com no computador ou celular;
  2. Faça login com a sua conta do Google;
  3. Comece a digitar os comandos para a IA e pressione o botão de enviar;
  4. Receba as respostas.

Também é possível combinar prompts com imagens:

  1. Abra o Gemini;
  2. Selecione o ícone de imagem;
  3. Envie uma foto da galeria;
  4. Adicione um texto e envie o prompt.
Continua após a publicidade

Via aplicativo para Android

O Gemini só está disponível para Android e, por enquanto, somente em inglês:

  1. Baixe o Gemini (Android);
  2. Abra o app;
  3. Envie comandos para a IA com texto, áudio ou imagem.
Continua após a publicidade

Vale pontuar que o app, quando ativo, funciona no lugar do Google Assistente. A ferramenta pode realizar ações dentro do celular, como criar um alarme, e ainda sincroniza informações de outros produtos do Google, como Agenda e Gmail. 

Você ainda pode abrir o Gemini a partir dos comandos "Ok, Google" ou “Ei, Google”, e após manter o botão de energia do celular pressionado por alguns segundos.

Via aplicativo para iPhone

No caso do iOS, a ferramenta pode ser acessada via aplicativo do Google, mas funciona de forma parecida com a versão para navegadores, sem integração com outros serviços da empresa:

Continua após a publicidade
  1. Abra o app do Google (iOS);
  2. Toque no ícone do Gemini, no topo da tela;
  3. Envie um comando com texto, áudio ou imagem.
  4. O serviço ainda não está disponível no Brasil.

Gemini Advanced

O Gemini Advanced é um serviço pago do Google que oferece acesso ao modelo de linguagem Gemini Ultra 1.0, o mais avançado da empresa e com resultados melhores que o rival GPT-4, da OpenAI, em testes de performance. A Gigante de Mountain View informa que a IA é adaptada para executar tarefas complexas e promete integração com mais produtos, como Gmail e Documentos.

A assinatura é oferecida a R$ 96,99 por mês através do plano AI Premium, do Google One, que ainda garante 2 TB de armazenamento em nuvem para a conta na empresa. Quando ativa, a versão Advanced pode ser acessada via site ou app do Gemini.

Continua após a publicidade

O que perguntar para o Gemini?

Como dito anteriormente, a IA Gemini foi desenvolvida para dar respostas complexas para perguntas igualmente complexas. Se você não sabe o que perguntar para o modelo de inteligência artificial do Google, veja alguns exemplos abaixo:

Problemas matemáticos

Continua após a publicidade

O Gemini conta com uma capacidade avançada para resolver uma ampla variedade de problemas matemáticos — desde tarefas simples até operações extremamente complexas. A IA pode ser uma mão na roda, por exemplo, para estudantes de cursos de engenharia ou profissionais envolvidos em pesquisas que exijam habilidades com números, equações e interpretações.

Códigos de programação

O novo modelo de inteligência artificial do Google também é ideal para gerar e executar códigos de programação avançados e em linguagens como C++, Java, JavaScript e Python. Se você é estudante ou trabalha com desenvolvimento de software, pode usar a IA Gemini para aprender ou aprimorar seu conhecimento sobre “codagem”.

Ideias e conceitos complexos

Continua após a publicidade

Você pode usar o poderio do Gemini para fazer perguntas que envolvam ideias e múltiplos conceitos. Por exemplo, é possível perguntar como as mudanças climáticas vão afetar a Terra daqui 50 anos ou como a teoria da relatividade explica o movimento dos planetas.

Análises e interpretações

O Gemini é capaz de dar pitacos, analisar e interpretar qualquer coisa, assim dizendo. Você pode perguntar à IA, por exemplo, qual é a explicação definitiva sobre o filme Donnie Darko ou qual é o impacto da obra de Shakespeare na cultura ocidental contemporânea.

Perguntas criativas

Continua após a publicidade

Criatividade e imaginação também fazem parte do repertório do Gemini e a IA é capaz de dar respostas interessantes sobre perguntas “fora da caixinha”. É possível questionar sobre como seria o mundo se não houvesse dinheiro ou qual é o futuro da humanidade daqui 100 anos, entre outros questionamentos do tipo.

Integração com outros serviços do Google

A IA pode se conectar ao YouTube, Gmail, Docs e outros produtos do Google, permitindo que você faça perguntas sobre as funções dos serviços, obtenha links de vídeos, crie e edite documentos, envie e-mails e muito mais.

Você também pode conferir em quais aspectos o Gemini é superior ao Bard e comparar a evolução do serviço.