Como usar o Microsoft Loop | Guia Prático
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
O Microsoft Loop é uma ferramenta de produtividade que conecta usuários para trabalharem juntos em documentos, planejamentos e tarefas.
A ferramenta funciona com componentes portáteis e espaços de trabalho (workspaces) que podem ser compartilhados entre usuários e sincronizados através de outros aplicativos da Microsoft, como Word, Outlook e Teams.
Como funciona o Microsoft Loop
O Microsoft Loop funciona a partir de três elementos principais: as páginas, os componentes e os espaços de trabalho.
Páginas
Nas páginas, você pode criar documentos e compartilhar com colegas e parceiros de trabalho. Elas se apresentam com um editor de texto otimizado para a elaboração de projetos e contêm ferramentas especiais voltadas à produtividade.
Entre os recursos nas páginas do Loop estão: listas de verificação, lista de tarefas, tabela de votação e rastreador de progresso. Também é possível marcar pessoas, incluir comentários e interagir com emoji ao longo do documento.
Componentes
Os componentes são recursos portáteis do Loop que podem ser compartilhados com outros contatos e em outros aplicativos da Microsoft. Os componentes são sincronizados entre as diferentes plataformas para a realização de trabalhos colaborativos.
Com essa funcionalidade, você pode compartilhar parte de uma página, como uma lista de tarefas, uma tabela ou uma enquete, sem a necessidade de enviar todo o documento aos colaboradores.
Espaços de trabalho
O espaço de trabalho é o local onde páginas, links e componentes ficam salvos na conta Microsoft Loop. É possível criar espaços de trabalho diferentes para cada projeto e compartilhar o acesso a usuários distintos. A prévia pública do Loop permite workspaces de até 50 membros.
Para que usar o Microsoft Loop
As ferramentas do Loop auxiliam o trabalho colaborativo em projetos, mas também podem ser utilizadas para fins pessoais. Com ele é possível:
- Definir rotinas, como uma agenda;
- Organizar metas e objetivos, como um plano de estudo;
- Estabelecer prazos e tarefas, como controle de contas a pagar;
- Fazer listas de atividades, como compras de mercado ou afazeres;
- Planejar atividades a longo prazo, como um roteiro de viagem;
- Acompanhar o progresso de projetos pessoais, como uma reforma.
Assim, os recursos múltiplos do Microsoft Loop podem ser adaptados para as mais variadas finalidades de controle, organização e produtividade — seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal.
Como usar o Microsoft Loop na prática
O Loop pode ser acessado com sua conta Microsoft através de navegadores da web.
- Acesse loop.microsoft.com e entre com uma conta de usuário Microsoft;
- Clique no ícone Loop para ir para a página inicial;
- Clique no botão “+” para criar um espaço de trabalho;
- Digite um nome para o espaço de trabalho e clique em “Criar”;
- No espaço de trabalho, clique em “+” para adicionar uma nova página ou link;
- Clique em “1 member” abaixo do nome do espaço de trabalho para convidar novos membros;
- Elabore o documento utilizando @ para mencionar pessoas e / (barra inclinada para direita) para inserir recursos como listas e tabelas;
- Digite : (dois pontos) para escolher e inserir um emoji no documento;
- Clique no botão de balão de conversa para incluir comentários ou reações no texto;
- Use o botão de opções ao lado esquerdo do texto para arrastar o conteúdo pelo documento;
- Clique sobre um trecho ou recurso e em seguida no botão de opções para criar um componente do Loop;
- Selecione o componente e clique no botão acima dele para copiar o link de compartilhamento do componente;
- Na janela de configuração de compartilhamento, adicione ou altere o acesso de usuários ao componente e clique em "Aplicar".
O compartilhamento de componentes do Loop está sendo disponibilizado gradualmente para chats no Microsoft Teams, e-mails e calendário no Outlook e contas corporativas (escola ou trabalho) do Microsoft para o Whiteboard e para a versão web do Word.
O Microsoft Loop está em versão de prévia pública e novos recursos estão sendo desenvolvidos e integrados ao aplicativo. As ferramentas de produtividade e colaboração do Loop se assemelham às de outros apps, como o Notion.