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Med-PalM 2: chatbot do Google é testado em hospitais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Julho de 2023 às 18h13

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Reprodução/Freepik
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Com Inteligência Artificial (IA), o chatbot do Google Med-PalM 2 passou a ser testado em alguns hospitais dos EUA. A ferramenta, criada para responder questões médicas, é uma variante do modelo de linguagem PaLM 2, anunciado no evento Google I/O em maio.

A ideia da própria empresa por trás da ferramenta é que sua utilização possa ter serventia principalmente em países com acesso mais limitado a médicos. A informação vem de um e-mail interno, descoberto e relatado pela equipe do The Wall Street Journal. Segundo o veículo, a ferramenta de IA está em fase de testes desde abril.

O e-mail também menciona uma pesquisa conduzida pelo próprio Google, onde é dito que o Med-PaLM 2 apresenta as mesmas imprecisões presentes em respostas de outros modelos de linguagem. O material ainda salienta que os pacientes terão controle sobre os seus dados, que serão criptografados. Isso quer dizer que, na prática, o Google não terá acesso a essas informações.

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Durante uma entrevista ao jornal, o diretor sênior de pesquisa do Google, Segundo Greg Corrado, afirmou que vê na ferramenta um potencial em colaborar para "expandir as áreas do cuidado com a saúde nas quais a IA pode ser benéfica”.

Chatbot com IA na área da saúde

Os chatbots têm sido a grande novidade da tecnologia, com direito a uma infinidade de possibilidades. Uma delas é a área da saúde. Um estudo publicado em maio na revista JAMA Internal Medicine sugeriu que o ChatGPT tem potencial para dar respostas rápidas a perguntas médicas de rotina.

O artigo sugere que chatbots são mais atenciosos que médicos ao responder dúvidas de pacientes, uma vez que as respostas do chatbot foram consideradas de “qualidade significativamente superior” às dos humanos.

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Em paralelo, uma startup chamada Inflection AI que lançou o chatbot Pi (abreviação de personal intelligence, ou “inteligência pessoal”), projetado para dar conselhos e incentivar a pessoa a falar sobre seus problemas. Isso ajudou a levantar uma questão: chatbots podem ajudar a preservar a saúde mental?

O chatbot em questão trabalha através de perguntas de acompanhamento, e oferece conselhos sobre as pessoas a serem contatadas e sugestões sobre exercícios respiratórios e técnicas de atenção plena para ajudar a controlar o estresse.

Fonte: The Wall Street Journal, ARXIV