Med-PalM 2: chatbot do Google é testado em hospitais
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Com Inteligência Artificial (IA), o chatbot do Google Med-PalM 2 passou a ser testado em alguns hospitais dos EUA. A ferramenta, criada para responder questões médicas, é uma variante do modelo de linguagem PaLM 2, anunciado no evento Google I/O em maio.
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A ideia da própria empresa por trás da ferramenta é que sua utilização possa ter serventia principalmente em países com acesso mais limitado a médicos. A informação vem de um e-mail interno, descoberto e relatado pela equipe do The Wall Street Journal. Segundo o veículo, a ferramenta de IA está em fase de testes desde abril.
O e-mail também menciona uma pesquisa conduzida pelo próprio Google, onde é dito que o Med-PaLM 2 apresenta as mesmas imprecisões presentes em respostas de outros modelos de linguagem. O material ainda salienta que os pacientes terão controle sobre os seus dados, que serão criptografados. Isso quer dizer que, na prática, o Google não terá acesso a essas informações.
Durante uma entrevista ao jornal, o diretor sênior de pesquisa do Google, Segundo Greg Corrado, afirmou que vê na ferramenta um potencial em colaborar para "expandir as áreas do cuidado com a saúde nas quais a IA pode ser benéfica”.
Chatbot com IA na área da saúde
Os chatbots têm sido a grande novidade da tecnologia, com direito a uma infinidade de possibilidades. Uma delas é a área da saúde. Um estudo publicado em maio na revista JAMA Internal Medicine sugeriu que o ChatGPT tem potencial para dar respostas rápidas a perguntas médicas de rotina.
O artigo sugere que chatbots são mais atenciosos que médicos ao responder dúvidas de pacientes, uma vez que as respostas do chatbot foram consideradas de “qualidade significativamente superior” às dos humanos.
Em paralelo, uma startup chamada Inflection AI que lançou o chatbot Pi (abreviação de personal intelligence, ou “inteligência pessoal”), projetado para dar conselhos e incentivar a pessoa a falar sobre seus problemas. Isso ajudou a levantar uma questão: chatbots podem ajudar a preservar a saúde mental?
O chatbot em questão trabalha através de perguntas de acompanhamento, e oferece conselhos sobre as pessoas a serem contatadas e sugestões sobre exercícios respiratórios e técnicas de atenção plena para ajudar a controlar o estresse.
Fonte: The Wall Street Journal, ARXIV