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Marcas de câmeras projetam sistemas anti-IA para certificar imagens verdadeiras

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Janeiro de 2024 às 15h06

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James Bold/Unsplash
James Bold/Unsplash
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O aumento no número de imagens geradas por inteligência artificial (IA) vem causando preocupação nas empresas conhecidas por fabricarem câmeras, como a Sony, Canon e Nikon, quanto à veracidade do conteúdo compartilhado em mídias sociais e outros meios virtuais ou reais. Por isso, as marcas desenvolveram selos digitais para garantir a autenticidade dos conteúdos capturados com os seus produtos. 

A ideia é promover um padrão de certificação comum a todas as marcas, garantindo que as fotos e vídeos não passaram por quaisquer alterações provocadas pela IA — como edições de uma foto do mundo real, ou mesmo uma imagem completamente gerada por meio de um prompt.

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As três empresas farão parte de uma parceria com órgãos de imprensa, que viabiliza a plataforma Verify. Por meio da ferramenta, será possível checar se a imagem foi realmente capturada com as câmeras das três marcas. 

O sistema identificará de forma diferente aquelas imagens que tenham sido capturadas por humanos, mas passaram por alterações substanciais com a IA. As fotos criadas ou modificadas serão indicadas como “No Content Credentials” — algo como “sem credenciais de conteúdo", em tradução livre. 

Além das plataformas que geram imagens como o DALL-E ou o Midjourney, as próprias gigantes da tecnologia também usam a IA em peso na edição de imagens. É o caso do Google, que permite remover elementos indesejados de fotos com o Magic Eraser, ou alterar expressões faciais com o Best Take.

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No ano passado, o próprio Google apresentou o SynthID como uma plataforma para adicionar selos invisíveis que identificam as alterações feitas com IA. O DALL-E também tem uma solução parecida, para evitar a confusão com fotos reais. 

Ao mesmo tempo, a Samsungpromete revolucionar o zoom de seus novos celulares Galaxy S24 com a IA, ao adicionar detalhes e nitidez nas imagens de forma artificial. 

Sony, Nikon e Canon trabalham em soluções próprias

A Sony já tinha anunciado uma iniciativa do tipo anteriormente, por meio de uma parceria com a agência de notícias Associated Press. A novidade deve ser implementada nos próximos aparelhos Xperia, em que a autenticação acontece por hardware, diretamente no chip dos celulares. 

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A mesma tecnologia deve ser expandida para as câmeras mais avançadas da marca, e atualizações estão planejadas para abranger também os modelos já existentes.

Por sua vez, a Nikon trabalha em uma solução parecida, e procura atrair fotojornalistas para o projeto. 

Já a Canon tem se comunicado com a Agência Reuters e o Starling Lab for Data Integrity, um centro de pesquisa criado pelas universidades de Stanford e da Carolina do Sul. 

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Enquanto as imagens criadas por IA devem ficar cada vez mais realistas, as novas iniciativas das marcas de câmeras devem ser intensificadas e aprimoradas ao longo das próximas gerações. Os primeiros itens com certificados de veracidade devem ser anunciados ao longo de 2024. 

Fonte: Folha de SP