Publicidade

Copilot está mais poderoso e oferece GPT-4 Turbo de graça

Por  • Editado por Douglas Ciriaco |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Para quem usa inteligência artificial generativa, uma boa notícia surgiu na quarta-feira (13): a Microsoft decidiu liberar de forma gratuita o modelo de linguagem GPT-4 Turbo no Copilot. Esta é a versão mais avançada da tecnologia da OpenAI, que é a base da IA da MS, e estava disponível tanto para assinantes do Copilot Pro ou do ChatGPT Plus, ou seja, agora não há mais a necessidade de pagar para ter acesso a ela.

O que faz o GPT-4 Turbo?

A OpenAI lançou o GPT-4 Turbo em novembro do ano passado como uma evolução do GPT-4, até então o modelo de linguagem mais recente da companhia. A versão Turbo tem como grande destaque o suporte a comandos multimodais aprimorados para interpretar fotos, por exemplo, e é atualizado com dados até abril de 2023 — a versão anterior tinha basde com dados atualizados até novembro de 2021. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além disso, a capacidade de "leitura" do GPT-4 Turbo também deu um salto gigantesco: passou de 32 mil tokes do GPT-4 convencional para 128 mil tokens por prompt (segundo a OpenAI, isso equivale a capacidade de incluir até 300 páginas de texto num único comando).

Dessa forma, o bot consegue interpretar mais comandos e detalhes para entregar respostas mais completas e elaboradas. No entanto, o modelo estava "preso" aos planos pagos da Microsoft e da OpenAI.

Como usar o GPT-4 Turbo de graça no Copilot

A opção do GPT-4 Turbo de gratuito é ativada quando você usa os modos “criativo” ou “preciso” do robô — ao que tudo indica, se escolher o modo “equilibrado”, as respostas ainda serão dadas pelo ChatGPT 4 padrão. Faça assim:

No navegador

Acessando o Copilot do Bing, faça assim:

  1. Abra o Copilot;
  2. Escolha entre os modos "Criativo" e "Preciso";
  3. Digite sua solicitação.

No celular

Continua após a publicidade

Usando o app para celular, faça assim:

  1. Abra o Copilot;
  2. Digite uma solicitação;
  3. Toque sobre o botão de três pontos no canto superior direito;
  4. Ative a opção "Mostrar Todos os Tons";
  5. Escolha entre "Criativo" e "Preciso".

Vale lembrar também que, desde dezembro de 2023, o Copilot oferece os modelos GPT-4 Turbo e DALL-E 3 (para gerar imagens) gratuitamente na versão embutida no Windows.

Continua após a publicidade

Copilot x Gemini

A mudança feita pela Microsoft não pode ser olhada de forma descolada do avanço de um de seus principais rivais, a IA Gemini do Google. A tecnologia vem fazendo barulho desde o seu anúncio, no fim de dezembro, e em janeiro se tornou o nome dos chatbots de IA da Gigante da Web em todo o seu ecossistema.

Ao oferecer uma tecnologia ainda mais potente do que já possuía sem cobrar nada de seus usuários, a MIcrosoft parece tentar fechar o cerco de maneira gentil e convencer as pessoas de que o seu produto vai sempre oferecer conteúdo avançado e de qualidade (inclusive sem cobrar a mais por isso).

Atualmente, o Gemini utiliza o modelo de linguagem Gemini Pro em sua versão gratuita e conta com uma opção paga chamada Gemini Advanced equipeada com o modelo Gemini Ultra, o mais avançado da família e que, segundo o Google, é melhor que seus principais rivais.

Continua após a publicidade

GPT 4.5 Turbo vem aí?

O uso gratuito do GPT-4 Turbo também parece indicar ainda outro movimento: há muitos burburinhos de que a OpenAI pode lançar um GPT-4.5 Turbo em breve. Sendo assim, com a adição do possível novo modelo em algum momento do futuro, o Copilot Pro continuaria a oferecer produtos mais completos para quem desembolsa a grana todos os meses.

Vale lembrar que, atualmente, o Copilot Pro também oferece recursos de inteligência artificial em todo o ecossistema da Microsoft, como IA para criar conteúdo no pacote Office (que hoje chama Microsoft 365), e mais de 100 "fichas" para criar imagens rapidamente com o DALL-E 3 no Designer (que antes se chamava Bing Image Creator).

A versão paga do chatbot de IA da Microsoft foi lançada em janeiro de 2024 com mais recursos e integração em apps da marca como o Word e o Excel. Em março, a IA ganhou uma ferramenta para criar ChatGPTs personalizados chamada de GPT Builder. Com a possível adição do GPT-4.5 Turbo, o robô da MS ficaria ainda mais interessante.